Feeds Ricardo Amorim Facebook Ricardo Amorim Twitter Ricardo Amorim Linkedin Ricardo Amorim Youtube Ricardo Amorim

A 4ª revolução industrial já chegou*

postado em Artigos


01/2018

Por Ricardo Amorim

 

Imagem: Shutterstock

 
Se você acha que inteligência artificial (I.A.) é algo futurista, embrionário ou encontrado apenas nas histórias de ficção científica, é hora de repensar. Ela já é uma realidade muito mais presente em nossas vidas do que você, provavelmente, já se deu conta. A 4ª revolução industrial chegou. E veio para redefinir nosso jeito de pensar, fazer, comunicar e viver.

 

Há uma década, vivemos a era dos telefones inteligentes — os smartphones — e seus aplicativos. Waze, WhatsApp, Uber, redes sociais, e aplicativos de jornais, revistas, bancos e tantos outros passaram a fazer parte do nosso dia a dia. Há uma nova (r)evolução tecnológica em curso, que vai colocar a anterior no bolso, com o perdão do trocadilho.

 

Segundo estudo do Bank Of America Merril Lynch, sistemas dotados de I.A. movimentarão US$70 bilhões já nos próximos quatro anos, começando pelo próprio setor bancário, com redução de custos, ganhos de eficiência, automatização de processos e sistemas antifraude. Até 2025, 75% das equipes de desenvolvedores devem incluir inteligência artificial em um ou mais serviços e o mercado de computação cognitiva deverá representar mais de US$ 2 trilhões.

 

De acordo com uma pesquisa recente da IBM com 525 líderes de marketing e 389 líderes de vendas de empresas globais, 64% dos executivos acreditam que suas empresas usarão I.A. nos próximos três anos e 91% acreditam que a computação cognitiva ajudará suas organizações. Ginni Rometty, CEO global IBM, afirmou que o Watson, plataforma de solução cognitiva da empresa, já é usada por cerca de 1 bilhão de pessoas. Sim, 1 bilhão de pessoas!

 

Sabendo ou não, você já deve ter sido atendido ou ter conversado com um sistema de computador que simula um ser humano — como ChatBots, Siris ou Google Assistente — mas Inteligência Artificial é muito mais do que isso. Ela veio para revolucionar nossas vidas e os negócios. O Bradesco, por exemplo, já usa o IBM Watson em seu call center e em todas as suas 5.650 agências no país para ajudar os atendentes e gerentes a responderem mais de 200 mil perguntas sobre os produtos e serviços do banco.

 

Outra realidade já presente são empresas, organizações e marcas investindo em uma comunicação personalizada com seus clientes. Hoje, já é possível responder de forma específica às necessidades das pessoas e de pequenos grupos e não apenas de forma genérica à grande massa. A consultoria de soluções cognitivas Nexo, parceira da IBM no país, já faz isso para empresas como Whirlpool, Vertiv, Smiles e até mesmo o Tribunal de Justiça de São Paulo, por exemplo. Recentemente, em uma feira de lançamento do primeiro caminhão elétrico da Volkswagen, a Nexo implementou uma solução de I.A. para que o público pudesse conversar com o novo modelo da montadora. Isso mesmo, conversar com o caminhão.

 

E você e o seu negócio, estão prontos para a revolução?

 

*Artigo originalmente publicado em aaa.academy

 

Ricardo Amorimautor do bestseller Depois da Tempestade, apresentador do Manhattan Connection da Globonews, o economista mais influente do Brasilsegundo a revista Forbes, o brasileiro mais influente no LinkedInúnico brasileiro entre os melhores palestrantes mundiais do Speakers Corner, ganhador do prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças, presidente da Ricam Consultoria e cofundador da Smartrips.co e da AAA Plataforma de Inovação.

 

Quer receber meus artigos por e-mail? Cadastre-se aqui.

 

Clique aqui e conheça as minhas palestras.

 

Siga-me no: Facebook, TwitterYouTubeInstagram e LinkedIn.

 
 





    Rafael disse:
    9 de janeiro de 2018 às 18:41

    Uma ótima reflexão Ricardo, só tenho medo de toda essa evolução se virar de alguma forma contra nós hehe



    Tatiana disse:
    12 de janeiro de 2018 às 1:09

    Ricardo, realmente a inteligência artificial está cada vez melhorando e mostrando sua eficácia, ninguém gosta muito de falar com computadores. Mas facilita muito o trabalho para quem precisa desses sistemas.
    Muito bom abordar sobre esse assunto!



    juarez disse:
    16 de janeiro de 2018 às 20:15

    Muito interessante como a inteligência artificial vem dominando o mundo em todas as áreas.



    22 de janeiro de 2018 às 16:36

    Você tem razão Ricardo e o pior é que muitos não perceberam isso e quando o mercado começar a ser mais exigente justamente por causa das empresas que tem a vantagem de usar a I.A. já será tarde para conseguir competir.



    Vera Rita disse:
    1 de fevereiro de 2018 às 1:50

    Assunto muito interessante, tenho até medo de como isso vai acabar



    Beatriz disse:
    5 de fevereiro de 2018 às 16:36

    Existe o lado bom e o ruim ao meu ver, mas de qualquer forma temos que estar preparados. Obrigado por compartilhar esse assunto.



    28 de fevereiro de 2018 às 13:01

    Show de bola o artigo obrigado por compartilhar! Parabéns Ricardo!



    andre disse:
    2 de março de 2018 às 8:45

    Concordo que a inteligência artificial está melhorando e mostrando sua eficácia, pouco se fala sobre isso.. parabens



    Tati disse:
    2 de março de 2018 às 8:46

    Parabens pelo conteudo do site.. estou acompanhando



    fredy disse:
    2 de março de 2018 às 8:53

    precisamos nos preparar sempre ! Parabens pelo conteudo



    amanda disse:
    2 de março de 2018 às 8:54

    gostei muito



    joice disse:
    2 de março de 2018 às 8:54

    legal o seu site..parabens



    Lucas Lopes disse:
    5 de março de 2018 às 15:17

    Essa revolução traz vantagens e desvantagens. Recentemente vi uma reportagem sobre robôs-cirurgiões sendo utilizados nos hospitais de São Paulo. Acho isso magnífico, pois segundo os próprios médicos, a precisão dos movimentos dos robôs eram melhores. Por outro lado diminuímos cada vez mais o ”contato humano” .



    Pedreiro disse:
    18 de março de 2018 às 17:49

    Bela visão sobre a IA, obrigado!



Deixe seu comentário