25 de setembro de 2014 às 20:19
As observações críticas de extremo valor dão clareza ao processo… E as sugestões igualmente… Há um interventor nas leis, o elemento que impõe alguma nova situação, ou fazendo mover, ou parar, ou alterar a direção. O que se vê foi uma bolha imensurável tanto em bolsas para os miseráveis, quanto um agrado para as classes em ascensão via cartões de crédito e fazendo gerar um tipo de estado contemplativo em estado de certa histeria de realizações, em uma versão atualizada do famigerado “pão e circo” romano. Sim aguardamos, e em geral já é jargão popular que deveriam haver eleições todos os anos, pois só mesmo de 4×4 anos que as coisas ocorrem em toda parte no país, um messianismo “quadriênico” gerado pelo sistema que se solidifica via corrupto-duto de bitola quase infinita oficializada via voto… As tuas análises são por todos nós aqui em família admiradas e consideramos muitíssimo… É uma das poucas vozes, particularmente aqui e junto com o pessoal do Manhattan que temos como diálogo obrigatório semanalmente…E DEUS te abençoe…
ROSANA DE CARVALHO SOUSA disse:
25 de setembro de 2014 às 20:30
AH , QUE MATÉRIA MARAVILHOSA ! EU TAMBÉM GOSTO DE DESENVOLVER ESSE TIPO DE PENSAMENTO ! SÓ NÃO ENTENDE QUEM NÃO TEM ABERTURA PARA MUDANÇAS .
Helena Marconi disse:
25 de setembro de 2014 às 20:54
Parabéns Ricardo este artigo veio mais uma vez na hora certa, está sensacional mas o meu receio é 2.015, como será se nós não obtivermos estimulação para produçao? ou melhor resumindo tudo o que voce publicou…
quando teremos chance de crescer com este país novamente.
Abraços.
Helena.
Salvador canto netto disse:
25 de setembro de 2014 às 21:11
me espanta a incapacidade do governo de ver o óbvio e mais ainda a incapacidade do eleitor de ligar os pontos.
Parabéns pelo conteúdo deste e demais artigos
Regis Esteves disse:
25 de setembro de 2014 às 21:35
Excelente analogia! Precisamos mudar para direção mais segura, estável e confiável!
André Figueiredo disse:
25 de setembro de 2014 às 22:35
Didático e preciso. Infelizmente temo que falte coragem depois de eleitos.
São muito bravos durante a campanha. Depois de eleitos passam por um período de alienação e quando tomam posse perderam a coragem em algum ponto do caminho.
26 de setembro de 2014 às 0:44
Concordo com tudo o que disse e a única maneira seria através da educação e da conscientização política. Mas, os nossos governos, atuais e anteriores, fizeram o favor de desmotivar e desvalorizar tanto os professores da rede pública que esses nem sequer estão preocupados com a economia ou a política do estado, precisamos de uma geração consciente
Cézar Cristiano Rocha disse:
26 de setembro de 2014 às 7:23
Mais uma vez com assuntos complexos, porém tratado de forma simples e direta.
José Luiz Gamaliel Pinto disse:
26 de setembro de 2014 às 10:51
A gestão pública no Brasil é ultrapassada, apesar dos avanços tecnológicos e exemplos de outras nações. Isso decorre fundamentalmente do nosso modelo político, totalmente arcaico e sustentado pelas velhas oligarquias. Não há interesse em criar uma visão estratégica para a nação, de modernização dos meios de produção e da nossa cultura subserviente. Estamos fortemente inseridos no contexto da América Latina, com parceiros ideológicos, que estão deixando um rastro de sucateamento em seus países.O Brasil precisa mudar esse pilar ideológico e mirar na construção de parcerias com países com políticas econômicas voltadas para a inovação, eficiência e desenvolvimento.
Francisco Claudio Lima Gomes disse:
26 de setembro de 2014 às 13:14
Gostei do paralelo entre as leis de Newton e a Economia mas gostaria de contribuir relativamente à primeira lei lembrando que o movimento se conserva em módulo, direção e sentido. Por isso seria importante nominar o movimento regido pela primeira lei de Newton de MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME (MRU). Parabéns e obrigado pelas postagens. Atenciosamente, Claudio.
Ricardo Korb disse:
26 de setembro de 2014 às 13:50
Ótimo texto. Reflete bem a nossa situção atual. Triste ver os rumos das pesquisas eleitorais… Mas a esperança é a última que morre. Vamos que vamos!
francisco Carlos Moss disse:
26 de setembro de 2014 às 19:01
Tens razão. Tirar os sanguessugas das tetas do governo é realmente uma tarefa hercúlea. Todo Presidente, Governador e Prefeito, ao serem eleitos, recebem um cheque em branco que dura uns 6 meses. É nesse espaço de tempo que o executivo poder mudar tudo que quiser. Depois começam os acordos de repartição do poder. Aí, então, já era o espírito público.
elaine Lazzaroni disse:
26 de setembro de 2014 às 19:39
Ricardo parabéns por mais este texto. Também lamento pelas questões ideológicas que cegam o bom senso de nossos gestores e esse anti-americanismo pueril que impede qualquer raciocínio lógico sobre como de fato fazer convergir interesses globais, regionais e locais tão diversos para combater as desigualdades sociais que, obviamente passa pela forma como entendemos e usamos a economia. Penso que este é o grande desafio no mundo globalizado. Abraços
Jose Flavio disse:
27 de setembro de 2014 às 18:21
Bom texto. Concordo com parte das analogias, entretanto discordo quanto a necessidade de usuários do Bolsa Familia e das Cotas perderem seus “privilégios” pois tais medidas, apesar de não solucionarem, são métodos que futuramente servirão para a própria economia brasileira pois diminuirá a desigualdade de renda e aumentará o acesso de jovens as universidades, fatores cruciais para uma economia prospera e inovadora.
28 de setembro de 2014 às 9:43
Mudanças precisamos, porém, acontecerá apenas via plebiscito, com vontade e pressão do povo Brasileiro, porque para mudar precisa gastar menos, e isso afeta diretamente classe política.
ABEL disse:
28 de setembro de 2014 às 11:25
prezados, bom dia a todos!
o que eu achei muito engraçado , foi que esta semana realizamos algumas reunioes e eu coloquei o mesmo assunto em pauta, citei as mesmas leis de Isaac Newton.
e isso é real, seja qual for a area, isso serve como base. Se utilizar este conhecimentos isso não apenas nos da coragem, como também nos alerta.
forte abraço a todos!
e Ricardo, vc sem duvida é um cara em que tenho orgulho de me espelhar. Tem verdadeiramente conhecimento muito amplo de econômia e gestão empresarial, cara a realidade é que se tivemos mais pessoas assim, nao seriamos um pais deste porte com tanta pobreza e atrazo em todos os sentidos.
abs
ABEL BORGES ARAUJO
Robson Franco disse:
28 de setembro de 2014 às 18:40
Ótimo texto, faltou discorrer o fato do atual governo ter atrelado sua corrupção à maior das leis descritas por Newton, a “Lei da Gravidade”. Um projeto espúrio de poder que, maior que as forças democráticas, criou um ralo nas maiores instituições financeiras e empresas nacionais tragando todo e qualquer recurso que pudesse alavancas a economia. Além de tomar atitudes erradas em momentos errados e atuar de forma a maquiar os resultados de suas atitudes em prol do próximo pleito. A física não perdoa.
Durval Grassmann Pinto disse:
30 de setembro de 2014 às 0:31
Excelente. Infelizmente faltam capacidade, formação, altruísmo e ética nos nossos políticos e governantes. Estamos à mercê da incompetência e da desonestidade.
Wilson Sales disse:
1 de outubro de 2014 às 10:04
Pergunto-me: Será q somente nós somos inteligentes? Será q somente nós tivemos acesso a uma formação intelectual e conseguimos ter discernimento?
Umberto Palhares da Silva disse:
1 de outubro de 2014 às 11:15
Excelente essa análise da economia brasileira. Infelizmente nosso país está muito mal governado e não há perspectiva de melhora com esse governo e esse partido no poder. Nossa produtividade cai permanentemente e Estado cresce cada vez mais com sua improdutividade. Só uma revolução mudaria isso.
1 de outubro de 2014 às 12:11
Prezado Ricardo,
Realmente sua analogia e fantastica mais uma vez. Proximo domingo está ai com as eleicoes e novas expectativas de mudancas. O problema que agora teremos uma eleicao emocional (caso de Marina) e mais uma vez teremos varias capitanias doadas para conseguirem apoio.. isto e uma vergonha como diria nosso Boris Casoy. Vamos ver se vale a pena.
Paulo Serafim disse:
1 de outubro de 2014 às 12:16
Parabéns Ricardo,
Você é o poeta da economia, aquele sujeito que diz aquilo que a gente gostaria de dizer, mas não encontra as palavras, simples, diretas e esclarecedoras…
1 de outubro de 2014 às 16:55
Caro Ricardo parabens por mais um brilhante artigo.Muito objetivo
Paulo Kudler disse:
1 de outubro de 2014 às 17:29
A fisica e’ a melhor forma de se entender como as coisas funcionam pois o universo fuciona assim. E’ questao de tempo e movimento e as leis de Isaac Newton devem falar mais alto nesse Pais.
Sebastiao Gil disse:
1 de outubro de 2014 às 22:37
Ola Ricardo, belo texto e de fato as esperanças estão nos primeiros meses. E ainda se não ocorrer mudança de administração. Incrivel que o potencial que temos não seja para o bem de todos.
Jocemar Medeiros disse:
6 de outubro de 2014 às 17:11
Nas aulas de física o professor sempre informava que não se estava considerando os efeitos de atrito para simplificação, mas na vida (política) real, o atrito aparece na forma dos conchavos para a o aumento do território de dominação e maiores ganhos, nem sem sempre lícitos e que destorcem os cálculos de força e, principalmente de direcção. Fica a humilde sugestão de complemento à analogia brilhante de sua matéria com a física.
7 de outubro de 2014 às 19:27
Prezado Ricardo Amorim,
Sem dúvidas um dos melhores artigos já escritos por você.
SENSACIONAL, REALÍSTICO E EM PROL DO BRASIL
Forte abraço!
Ductor Marcus
Maria Edite disse:
9 de outubro de 2014 às 22:50
Ricardo,
Gosto muito do Manhattan Connection, e ultimamente estou sempre acompanhando suas publicações. Parabéns por tanta lucidez…coisa difícil de se ver no Brasil…triste até.
Angelo Parise disse:
10 de outubro de 2014 às 0:54
Com a economia em crescimento conseguimos recursos para investir em infra-estrutura (escolas, hospitais, etc) e qualidade de vida (sustentabilidade, esporte e cultura).
Carlos Eduardo Moraes disse:
11 de outubro de 2014 às 10:24
Ricardo, conheço gente que odeia o assunto de economia e finanças, mas não quando ouve ou lê seus artigos.
Melhor que ninguém, você consegue expor para leigos, com convicção, o que está acontecendo na economia brasileira, de forna apartidária. Sonho com uma coluna sua no JN, para que esses pensamentos possam abrangir um maior número de pessoas. Só assim o povo deixará de cair nas desculpas esfarrapadas de um ministro da fazenda incompetente.
12 de outubro de 2014 às 0:00
Parabéns e obrigada. Fico até emocionada quando leio os seus artigos.Agora, com esses candidatos que temos aí, fico imaginando que só com milagres para mudar alguma coisa.
Douglas Lange disse:
16 de outubro de 2014 às 20:25
Paternalismo é eterno e vai continuar enquanto existir “estabilidade”dos concursados ganhando salários acima da realidade do salário mínimo e os impostos que não param de destruir a renda do trabalhador para sustentar esse estado “gordo” e acomodado que costumamos chamar de serviços públicos. Sem mencionar as outras férias disfarçadas de greve que todos os anos temos o desprazer de presenciar como nos bancos correios previdencia etc…
Eleonora D lopes disse:
13 de janeiro de 2015 às 17:08
Infelizmente artigos como este não discutidos em sala de aulas.
Marcelo Ribeiro disse:
28 de março de 2015 às 19:03
Quem me dera artigos como estes fossem veiculados na grande mídia, somos esculhambados lá fora e todo mundo percebe o grau de corrupção do Brasil. Estava vendo uma análise de outro artigo polêmico que complemeta a visão gringa do Ricardo Amorim: “No Brasil, cerca de 600 mil pessoas investem na BM&FBovespa. Enquanto cerca de 45,8 milhões de brasileiros investe pesado na geração de filhos para receber os proventos pagos pelo Bolsa Família”, é uma vergonha total ser brasileiro neste momento. Extraído de um artigo mostrando a visão gringa sobre o brasil, eles provocam e mostram os fatos por traz da afirmação: ‘Por quê e tão fácil ganhar dinheiro na bolsa de valores brasileira?’, gostaria de saber a opinião do RA sobre isso: http://globaltradersacademy.org/pt/magazine/por-que-e-tao-facil-ganhar-dinheiro-na-bolsa-de-valores-brasileira/. Se possível fizesse um artigo a respeito, nós estamos realmente anos-luz atrás das sociedades mais civilizadas!
6 de maio de 2015 às 1:03
Parabéns pelo excelente artigo Ricardo.
Esse exemplo se aplica perfeitamente a situação atual em que o Brasil se encontra na economia.
Sei que é preciso acreditar, mas é difícil acreditar que o Brasil vai voltar a crescer na economia.
Frida disse:
21 de maio de 2015 às 12:58
Ricardo, admiro muito seu trabalho. Parabéns por esse artigo no qual você expõe de forma clara e objetiva sobre a situação atual do Brasil na economia.
heloisa p silva disse:
24 de junho de 2015 às 18:11
Muito interessante o paralelo que vc fez com a leis da Física.
Valter Duarte Ferreira Filho disse:
3 de agosto de 2015 às 16:52
Tenho de dizer que economia não existe e que o Sistema de Mundo de Newton é expressão matemática do ideal de equilíbrio político de james Harrington, autor de “The Commonwealth of Oceana”, de 1656. Adam Smith inspirou-se nos dois para escrever “A Riqueza das Nações”. Tudo mentira ideológica.
19 de agosto de 2015 às 17:07
Grande Ricardo, mais um artigo fantástico!
Pelo jeito teremos que esperar mais 4 anos por uma nova chance, pois o nosso governo passa ano e vem ano e o Brasil continua com a economia fraca e com o nome desvalorizado, infelizmente!
24 de agosto de 2015 às 23:59
Mais um artigo de excelente qualidade! Artigos como este deveriam ser discutidos nas salas de aulas, mas infelizmente não são.
25 de agosto de 2015 às 0:13
Mais um excelente artigo! Isso sim deveria ser discutido dentro das salas de aulas, mas infelismente não é!
9 de dezembro de 2015 às 9:35
Parabéns pelo texto que traduz a situação econômica do Brasil atualmente.
14 de janeiro de 2016 às 23:22
Parabéns meu caro! incrivel, é de pessoas assim que o brasil precisa! que 2016 seja um ano melhor!!
28 de março de 2016 às 19:10
Somebody essentially lend a hand to make seriously posts I might state. That is the first time I frequented your website page and thus far? I surprised with the analysis you made to create this particular publish extraordinary. Fantastic task!
29 de março de 2016 às 11:55
Everything is very open with a very clear explanation of the challenges. It was really informative. Your website is very useful. Thanks for sharing!
29 de março de 2016 às 19:41
Pretty! This was a really wonderful article. Thank you for supplying this information.
30 de março de 2016 às 3:51
Heya i’m for the first time here. I came across this board and I in finding It truly helpful & it helped me out a lot. I am hoping to give something again and help others like you aided me.
30 de setembro de 2017 às 1:31
Um assunto complexo e ao mesmo tempo simples, parabéns por abordar esse assunto tão bem
4 de outubro de 2017 às 16:01
Parabéns pelo texto meu caro. Abordou de forma coesa e bem esclarecedora o assunto.
24 de novembro de 2017 às 1:35
Texto mais atual impossível fantástico quitoplan de informações, obrigado.
11 de janeiro de 2018 às 18:21
O texto ficou muito bom!
Isaac Newton foi um grande cara. Falam maravilhas sobre o livro dele sobre as profecias do Apocalipse. Vou ler assim que tiver um tempo. Um ótimo greenwell!