Feeds Ricardo Amorim Facebook Ricardo Amorim Twitter Ricardo Amorim Linkedin Ricardo Amorim Youtube Ricardo Amorim

Ruim para quem vende… bom para quem compra

postado em Artigos


04/2015

Revista IstoÉ

Por Ricardo Amorim

 

Ruim-para-quem-vende-Bom-para-quem-compra-2015-04

 
Desde 2008, fala-se que o Brasil teria uma bolha imobiliária para estourar. Com as vendas de imóveis caindo 50% em algumas cidades, o ano passado foi a prova do pudim. Houvesse bolha, os preços teriam  despencado. Em Nevada, nos EUA em 2008, os preços chegaram a cair 80% em média. Não foi o que aconteceu por aqui.
 
De acordo com o Índice Fipe-Zap, o preço médio anunciado dos imóveis residenciais em 20 cidades subiu 5,34% nos últimos 12 meses. Somado a uma rentabilidade de aluguel de 4,9% e a uma tributação menor, a rentabilidade líquida de um investimento imobiliário nos últimos 12 meses foi maior do que a da maioria das aplicações financeiras.
 
Porém, o desempenho em diferentes localidades, nichos de mercado e empreendimentos foi bastante desigual. Cidades onde os imóveis residenciais estavam mais baratos em relação à renda de suas populações  ̶  como Fortaleza, Campinas, Vitória e Goiânia  ̶  tiveram altas de preços bem maiores do que a média nacional. Já Brasília, que chegou a ser no início de 2013 a 10a cidade mais cara do mundo, foi a única em que os preços de venda dos imóveis caíram. Hoje os imóveis em Brasília custam em relação à renda menos do que na média do país.
 
Neste ano, minha análise do mercado internacional apontou que, ao contrário do Brasil – onde os preços subiram mais do que a renda  ̶  nos demais países emergentes, eles subiram menos. Isto tornou os preços dos imóveis aqui um pouco superiores à média dos emergentes. Das 16 cidades brasileiras que analisei, 9 estão mais caras que a média dos países emergentes, lideradas por Salvador e Rio de Janeiro – as únicas brasileiras entre as 45 mais caras do mundo. As outras 7 – Brasília, Natal, Campinas, Recife, São José dos Campos, Vitória e Goiânia – têm hoje preços de imóveis, em relação à capacidade de pagamento em cada uma destas cidades, inferiores à média dos países emergentes.
 
Por que os preços atuais no Brasil parecem elevadíssimos? Porque os comparamos com preços quando os imóveis eram baratíssimos devido à falta de financiamento imobiliário. Só comprava imóvel quem podia pagá-lo à vista, o que limitava muito a procura e os preços. A elevação da oferta de crédito na última década foi a causa da forte alta aqui e na maioria dos países emergentes.
 
Já na maioria dos países desenvolvidos, os preços caíram aos níveis mais baixos da história em 2009 com o estouro de bolhas imobiliárias. Eles têm se recuperado, mas continuam bastante abaixo da média histórica e são hoje, em relação às respectivas rendas, menos da metade do que nos países emergentes. Das 562 cidades que analisei, as 26 mais baratas estão todas nos EUA, incluindo Detroit, Orlando e Las Vegas. Miami, um sonho entre os brasileiros, está mais barata que as 16 cidades brasileiras que estudei; é também mais barata que 412 outras cidades no mundo. Um imóvel por lá, custa apenas 1/3 do que custaria nos países emergentes.
 
Entretanto, os preços em cada cidade escondem grandes disparidades dentro das próprias cidades. No Brasil, com a forte queda de vendas e aumento de distratos, construtoras liquidaram a preços bastante descontados unidades em empreendimentos não completamente vendidos, o que recebeu muita atenção da mídia, criando uma falsa percepção de queda generalizada de preços.
 
É provável que boas oportunidades para os compradores, como estas, se repitam neste ano. Muitas construtoras continuam com estoques elevados. Já indo além deste ano, vários fatores devem levar os preços e as vendas a se recuperarem.
 
Há muita demanda reprimida. Só os contemplados em consórcios de imóveis com crédito já aprovado somam R$12 bilhões. Muitos querem comprar, mas esperam condições melhores.
 
Além disso, os custos de construção têm subido muito. No longo prazo, eles balizam os preços de novos lançamentos, e estes, os dos imóveis usados. Há ainda fatores locais. Na cidade de São Paulo, o novo Plano Diretor deve aumentar em cerca de 20% os preços de novos lançamentos por limitar o potencial construtivo dos terrenos.
 
Adicionalmente, a alta do dólar tornou-o menos atrativo como investimento. Inclusive barateou o preço em dólar dos imóveis, o que atrai investidores estrangeiros.
 
Por fim, o gatilho para estouro de bolhas imobiliárias – excesso de endividamento dos compradores – continua ausente. Aqui, o crédito imobiliário representa só 9% do PIB. Nos últimos 115 anos, nenhuma bolha imobiliária estourou com menos de 50% do PIB.
 
Imóveis e ações são os únicos produtos para os quais a maioria das pessoas corre para comprá-los quanto mais caros ficam. A oportunidade está em fazer o inverso: comprar antes que esta demanda volte e eleve os preços.
 
Ricardo Amorim é apresentador do Manhattan Connection da Globonews, colunista da revista IstoÉ, presidente da Ricam Consultoria, único brasileiro na lista dos melhores e mais importantes palestrantes mundiais do Speakers Corner e economista mais influente do Brasil segundo a revista Forbes internacional e uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil segundo a Forbes Brasil.
 
Siga-o no Twitter: @ricamconsult.

 
 





    Mauro Baptista Filho disse:
    16 de abril de 2015 às 22:55

    A cidade de Santos(SP) segue a mesma tendência, o mercado parou na alta, as construtoras carregam um estoque elevado; mas o que mais dificulta os negócios é o pessimismo das pessoas em relação a crise politica, a falta de análise das demandas e posicionamento de decisão dos compradores. Ainda nessa nova realidade Nacional, pois nunca chegamos a este ponto; creio que “IMÓVEL” ainda é a melhor moeda segura para enfrentar as crises. Parabéns pelo artigo, ele reflete bem a realidade atual.



    Renata Bastos disse:
    17 de abril de 2015 às 16:10

    Aqui na minha cidade Belém é algo bem relativo, acredito que esse assunto quanto a nichos de mercado sempre causem dúvidas, no meu caso trabalho em empresa privada, com essa crise já penso em abrir meu próprio negócio, mas minha preocupação é se até nisso a crise poderia me afetar, então acabo me sentindo numa corda bamba, vamos aguardar para as cenas dos proximos capitulos desse cenario politico



    Rinaldo Pessoa disse:
    17 de abril de 2015 às 17:04

    Olá!
    Na minha opinião como leigo, o preço do financiamento e do m2 do imóvel no Brasil está fora de controle e não há referência para a composição do preço do m2.
    Em joão Pessoa tem imóvel em periferia mais caro que em bairro de área mais Nobre.
    Sei que o preço do m2 nos EUA está bem mais barato que no Brasil mas se olharmos com os olhos de brasileiros e com a renda de brasileiro chegaremos a conclusão de que os preços praticados no Brasil estão exorbitantes.
    Exemplo:
    Casa em condomínio de Miami
    3 quartos 3 suítes piscina com jacuzi nova toda mobiliada
    189.300 m2
    Condomínio com piscina quadra academia salão jogos.
    R$:3.034,00 o m2

    Apartamento em João pessoa
    Bairro periférico
    2 quartos 1 suite
    R$ 2.500 m2

    Senhores. Esse negócio de que países emergentes podem cobrar o preço que quiserem pode até funcionar mas, não segura por muito tempo não.
    Parabéns ao Ricardo pela brilhante apresentação. Aproveito e convido a vir a JP.



    Fabrício B. Aguirre disse:
    17 de abril de 2015 às 21:51

    Sem falar no preço do cimento, que subiu mais de 15% só nos 4 primeiros meses deste ano.



    José Carlos Campos disse:
    21 de abril de 2015 às 20:13

    Nada como ler uma análise inteligente como a do Ricardo Amorim. O problema do mercado é que dá ouvidos para muitos analistas e consultores alarmistas, destrutivos e pessimistas, que não fazem análise com pesquisa e inteligência. Parabéns Ricardo Amorim.
    Um abraço.



    Lucila Pinto disse:
    22 de abril de 2015 às 14:59

    essa sua análise veio é ótimo momento, estava precisando para uma boa tomada de decisão !
    vou compartilhar !
    excelente artigo Ricardo !



    22 de abril de 2015 às 14:59

    Acho que os preços em geral, de tudo, estão muito altos no Brasil. Com a economia indo ladeira abaixo, muitos preços se ajustarão, pela forte retração na atividade econômica…Acho que estamos apenas no início da crise. Sou dos mais pessimistas, acho que teremos um período muito difícil…



    Fabiano Turolla disse:
    22 de abril de 2015 às 15:05

    Boa tarde A todos!!

    Concordo plenamente e não sabemos onde este valores exorbitantes vão parar, Parabéns ao Ricardo Amorim pelo excelente artigo.



    Verissima disse:
    22 de abril de 2015 às 15:07

    Eu amei este artigo Ricardo. Como sempre você escreve sobre fatos reais embasado na realidade do mercado e pesquisas bem elaboradas. Sou grata por ter me enviado seu artigo que é de grande valia ara meu trabalho.
    Sucesso!!!!! Obrigada!!!



    Josué Correia disse:
    22 de abril de 2015 às 15:33

    Oi, Amorim, a sua abordagem é muito boa, mas permite-me discordar em um ponto: a questão da compra.
    Entendo que o preços de tabela não caíram, porém na prática a margem para negociação está muito maior. E se o comprador estiver com financiamento pronto, dinheiro na mão, não pague estes valores que estão elevadíssimo diante da renda média do brasileiro. Qualquer apartamento pequeno está gerando um financiamento acima de R$ 5.000,00 por mês. É claro que num financiamento longo assim (25, 30 anos) em algum momento o devedor vai se apertar e 3 meses de atraso,e perdeu tudo. Não vale a pena.
    O negócio é pechinchar…



    Miguel O. disse:
    22 de abril de 2015 às 16:04

    Parabéns Ricardo, o artigo retrata com precisão a atual situação do mercado. Em Itajaí-SC, aconteceu mesma coisa que em São Paulo, a prefeitura limitou o potencial construtivo dos terrenos e fatalmente esta acontecendo mesma coisa, alta dos novos lançamentos, e não o que alguns falavam que o valor dos terrenos iria a cair. A analise está mais do que certa. Brilhante o artigo.



    Romolo Ciuffo disse:
    22 de abril de 2015 às 16:17

    Em São Paulo,casas com 300m2 ( no mínimo), em bairros nobres (City Lapa, Vila Romana, Alto de Pinheiros, etc) estão à venda por preços 50% inferiores ao índice Zap.
    Bairros arborizados, repletos de facilidades,ótimas qualidade de vida…
    Mas há pouco interesse por esses imóveis
    Será modismo?



    AF disse:
    22 de abril de 2015 às 19:02

    Excelente artigo !



    Hebert V R Tomaz disse:
    23 de abril de 2015 às 0:38

    Existem fatores bem peculiares no mercado imobiliário brasileiro.
    1 metodos construtivos arcaicos de baixa mecanizados.
    2 A preferência por alvenaria em praticamente todas comstruções.
    3 A grande resistência a metodos comstrutivos mais simples e baratos como o uso da madeira e premoldados.
    4 A falta de uma padronização nos processos construtivos e materiais. O que deixa uma construção extremamente dependente da manufatura lenta e cara. É quase uma obra de arte.



    Claudemi disse:
    23 de abril de 2015 às 19:32

    excelente opinião de Ricardo Amorim, mais como investidor no ramo imobiliário, sempre achei que os preços dos imóveis no brasil e principalmente na minha região Recife são exorbitantes fora da realidade, continuo achando que iremos passarmos mais uma vez por esta crise, mais também é um bom momento para que os preços entrem na real realidade pois do jeito que estava não sei onde iria parar, vamos seguir enfrente pois está não foi a primeira crise neste pais e não será a ultima sejamos otimista, e sucesso.



    Rodtigo Bazan disse:
    23 de abril de 2015 às 20:56

    Sou fã deste cara, assisto Manhatan Connection na globo news; Moro em Botucatu/SP, por aqui sempre tivemos um mercado aquecido e com imóveis acima do valor de mercado em relação as cidades da região; Coitada das pessoas que como eu tiveram de comprar um imóvel financiado e além de tudo é professor universitário.

    Rodrigo Bazan



    Guilherme disse:
    24 de abril de 2015 às 23:24

    Em qualquer análise, qualquer cenário, nunca os imóveis no Brasil estarão acompanhando a renda do brasileiro. Isso não existe. Depender de financiamentos que quase cruzam gerações só comprovam isso.



    Henrique disse:
    26 de abril de 2015 às 22:11

    Ricardo, sua conclusão me deixou dúvida: não vejo pessoas correndo para comprar imóveis. Nem quando os preços estavam no pico e nem agora, quando estão em liquidação. Onde está esse movimento? abs



    Edney disse:
    27 de abril de 2015 às 18:17

    Ricardo, permita-me discordar, os preços estão muito acima da capacidade de pagamento. Vejamos um exemplo: um apto de 3 quartos em Brasilia, no plano piloto, custa em média 750 mil, para um aluguel de 2,5 mil. Historicamente, o valor do aluguel residencial situa-se em torno de 0,5% do valor do imóvel. Dá pra perceber que o preço está fora da realidade. Se o comprador for financiar, dando 50% de entrada, ainda assim a prestação seria maior do que o aluguel. os preços estão altos sim e devem cair ainda mais, pelo menos aqui no planalto central…



    Ursula Gomes disse:
    2 de maio de 2015 às 11:18

    Bolha é o termo usado para crédito sobre crédito (refinanciamento) com valorização. Em países onde a palavra do indivíduo vale como comprovação.
    Nunca no Brasil houve isto. Para obtenção de crédito primário há que se comprovar renda adequada, capacidade de pagamento, nenhuma restrição financeira e, se aprovado, pagar seguro!
    Mais segurança do que isso…
    Não podemos esquecer que em grandes capitais, a matéria prima da construção civil, terreno (área), está cada vez mais escassa, o que eleva o valor m2 dependo da disponibilidade desta matéria prima, além de outros fatores limitantes como os zoneamentos e restrições .
    Das variáveis do mercado P (preço) L (localização) M (m2), quem compra determina duas e a outra variável será inevitavelmente determinada pelo mercado.
    Ou seja: se tenho 500mil (P) e quero bairro (L) Itaim em SP, terei que aceitar a variável M (metragem) que o mercado definir, e poderei comprar no máximo 40m2.
    Os mesmos 500mil (P), porém preciso de 100m2 (M) em SP, me fará aceitar a variável L que o mercado irá definir, ou seja, poderei comprar um usado na Vila Andrade.
    Entender mercado imobiliário não é complicado, acreditar nos profissionais deste mercado pode ser, cabe escolher o profissional e seguir com ele.
    Seja inteligente solicitando ajuda de pessoas inteligentes na área e com certeza fará bons negócios nesta crise de insegurança governamental que estamos passando.
    O momento está tão bom para compradores que estou de volta. Para “gringos” então?? Comprem já! rs abraço!



    Daniela disse:
    5 de maio de 2015 às 21:08

    Ok, mas a Caixa acabou de cortar o crédito para usados, e a maioria esmagadora dos brasileiros não pode dar 50% de entrada nos valores que aí estão. Pode haver “demanda reprimida”, mas há uma grande quantidade de usados encalhada que não terá compradores se os preços não baixarem. Como la vivienda nunca baja, os proprietários podem colocar os imóveis pra locação, aumentando a oferta e, logo, diminuindo o preço dos alugueis. Imóvel já está rendendo menos que poupança!



    Otimar Marchi disse:
    6 de maio de 2015 às 10:31

    Bom, essa é uma boa maneira de compreender a realidade brasileira, mais para algumas regiões menos para outras. Aqui em Nova Trento onde moro esse cenário é bem visível. Os pessimistas tendem a pensar sempre no pior, mas sei que boa parte das grandes inovações e avanços da humanidade surgiram em períodos de crise.Talvez para alguns o momento é de ganhos menores para outros maiores como é o caso dos imóveis e assim por diante…



    Vitor disse:
    13 de maio de 2015 às 15:46

    Os preços dos imóveis já estão caindo e tendem a cair ainda mais com a piora da situação econômica no Brasil.

    O mercado estava tão maluco que as pessoas começaram a achar que um imóvel de R$500 mil era barato. Estamos falando de meio milhão de reais!

    Prefiro ter o dinheiro rendendo juros bem gordos.



    Orlando Cesar de Souza Lima disse:
    17 de maio de 2015 às 21:51

    Imóveis valorizam com aumento de renda, queda de juros e disponibilidade de crédito. Nenhum desses fatores jogam a favor atualmente. Acredito em queda real, e talvez nominal dos imoveis no horizonte de 12 a 24 meses. Posicionar-se na renda fixa enquanto isso ganhando juros de 2 digitos e ficar de olho na reversao dos determinantes pode ser uma boa estrategia para fazer o melhor negocio.



    Elson Montagno disse:
    21 de maio de 2015 às 22:33

    O artigo do Ricardo é muito bom por ser equilibrado. A minha visão do estado da economia em relação ao imóvel como investimento é a seguinte: o bom imóvel é um bem de raiz, uma segurança física e psicológica. O imóvel enquanto objeto de especulação tende a sofrer junto com o conjunto da economia em tempos de forte ajuste, como o que viveremos. Os negócios com bons imóveis nunca sofrerão se valorizados enquanto bem de raiz. É um ganha-ganha. Por outro lado, a especulação, o jogo, sempre tem um perdedor para cada ganhador.



    fernando disse:
    22 de maio de 2015 às 0:43

    aplicaçao de 2 digitos e inflaçao de 8,5% !
    lembrar que bons produtos em bons bairros nao tem alta oferta…



    isidoro p ramos disse:
    5 de junho de 2015 às 12:28

    Hoje quem tem recursos, seja carta de crédito ou dinheiro, pode fazer bons negócios, seja para o imóvel, seja para veículo. Entretanto é um jogo de paciência, que envolve pesquisa e levantar as margens aceitáveis de negociação e os benefícios extras. Há um jogo de espera. Quem tem os recursos espera que o aperto aumente em quem precisa de capital de giro ou fazer desinvestimento em imóvel.



    Camilla Zanturi Gomes disse:
    5 de junho de 2015 às 17:13

    Os preços dos imóveis no Brasil estão ainda, completamente fora da realidade.
    Tem que ser muito louco para comprar imóvel num país violento, sujo, sem rumo, injusto e mal construído.
    Melhor comprar um imóvel nos EUA.
    E se não puder mudar pra lá, more em imóvel alugado no Brasil e seja um proprietário onde vale à pena. Num país de verdade.



    André disse:
    6 de junho de 2015 às 11:25

    Mais um artigo de altíssima qualidade. Parabéns.

    Na minha cidade estamos vendo imóveis muito caros. Tudo fora da realidade!



    Grigorio Neto disse:
    6 de junho de 2015 às 13:24

    Tenho um sócio que há mais de dez anos ele fala dessa tal bolha, e nada! Essa crise é psicológica pq essa roubalheira de 20 anos só se propagou na mídia recentemente, e quem tinha e ainda tem grana fica surfando nas notícias e paraliza o mercado. A crise é mais de desconfiaça, portanto, PSICOLÓGICA. O dinheiro não sumiu.



    Lourenço J.C. Brito disse:
    18 de junho de 2015 às 21:56

    Atento a todos os comentários lidos até agora é furtando trechos de cada um deles posso afirmar que bolha não, mas ajustes de preços para baixo serão provocados por incertezas falta de liquidez e pessimismo no final do segundo semestre. Alidos a falta de governança financeira deste governo ainda insistente e estalado no poder deste pais.



    Mateus disse:
    18 de junho de 2015 às 22:00

    Ricardo, este aumento da exigência de entrada no financiamento da Caixa e alta dos juros não vai fazer com que muitos imóveis já em construção encalhem, gerando um impacto nos preços?
    Abraço!



    EUCLIDES LIMA JUNIOR disse:
    26 de junho de 2015 às 21:35

    Tenho percebido alguns brasileiros desistindo em comprar imóveis nos EUA devido o Imposto “Causa Mortis”. A informação que obtive é que nos EUA o imposto é de 50% do valor venal do imóvel (herança). No Brasil, esse Imposto tem uma alíquota de aproximadamente 4% a 8% para transferir a propriedade para os herdeiros. Abraço



    Marcelo disse:
    30 de julho de 2015 às 17:34

    Realmente não está fácil. Parabéns pelo artigo. Fácil entendimento.



    Lucas disse:
    5 de agosto de 2015 às 14:48

    Prezado Ricardo Amorim

    Tenho uma dúvida.
    Citando o senhor, disse que o preço do imóvel disparou devido ao big bang do crédito.

    Minha questão é:
    Ocorreria um efeito contrário caso houvesse um big crunch no crédito?



    MR disse:
    5 de agosto de 2015 às 16:35

    Isso mesmo! Comprem tudo e continuem pagando meus juros!



    Carlos disse:
    5 de agosto de 2015 às 20:15

    Olha sinceramente não da para levar a sério o indice Fipe-Zap , algo baseado em anuncios num site de internet ?
    Eu posso criar varios anuncios colocando o preço que eu quiser e com isso “inflar” os indices. Agora eu quero ver a realidade , quanto realmente as pessoas estão pagando pelos imoveis , preços reais.



    Jorge disse:
    13 de agosto de 2015 às 11:11

    Não aconteceu a bolha, mas os preços começaram a se reduzir muito já..



    31 de agosto de 2015 às 19:51

    Como sempre digo: acalmar os ânimos não dá manchete na mídia jornalística, e por isto não esperem que os jornais saiam explicando a real situação do mercado imobiliário.
    Eu mesmo, em minha pequena carteira de imóveis, tenho visto que o mercado está se aquecendo por si só, pois quem está comprando nota as facilidade e a oportunidade.



    Flavia Sangaleti disse:
    16 de setembro de 2015 às 15:43

    Pessoal,

    Moro na California e tenho 100 mil dolares p/ investir. O que vale mais a pena: Aproveitar a alta do dollar (3.84 hoje) e comprar um ap em Sao Paulo Capital ou comprar um ap em Miami?

    Muito Obrigada



    Andre disse:
    18 de dezembro de 2015 às 16:55

    O mercado de imóveis não está totalmente aquecido, conversei com uma pessoa que trabalha com venda de imóveis e o que se vê é um maior volume de negócios nas unidades de menor valor. Concordo que não estamos em uma bolha imobiliária e nem iremos chegar. Quem pode investir em momentos de baixa, certamente faz bons negócios.



    Jhon Mike disse:
    5 de fevereiro de 2016 às 16:55

    Realmente nao aconteceu a bolha mais os preço estão caindo



    24 de maio de 2016 às 21:22

    Excelente Posicionamento porem acho que os preços de imoveis no brasil andam caindo mesmo sendo ainda muito caro ter casa no brasil



    11 de julho de 2016 às 15:54

    Ótimo artigo, aqui em Curitiba o preço dos imóveis já baixou bastante e tem muitas oportunidades boas de compra



    11 de julho de 2016 às 15:58

    Ótimo artigo, aqui os preços estão caindo bem mesmo, é uma ótima oportunidade pra investir em imóveis no momento!



    Rafael disse:
    27 de julho de 2016 às 15:24

    Os imóveis representam 9% do PIB, porém, o Ricardo se esqueceu que esses 9% representam 30 % dos empregos que foram gerados devido ao mercado de imóveis. As pessoas estão com dividas que vão demorar 20 anos para quitar, essa demanda reprimida não existe, imóveis de 50m2 com um preço de R$ 300.000,00 somente aqui no Brasil. O custo final para morar de Aluguel é menor do que financiar o imóvel, basta fazer as contas… Apenas lamento que pessoas foram enganadas, com esse falso sonho de casa própria.



    Fabiana disse:
    11 de agosto de 2016 às 18:14

    Realmente está complicado a questão da relação empregos x queda do mercado imobiliário é algo bem complicado como muito bem explicou o colega acima



    souza disse:
    15 de setembro de 2016 às 17:18

    Muito bom o conteúdo.
    Produza mais sobre isso.
    Você escreve muito bem.



    Ricardo disse:
    16 de setembro de 2016 às 16:52

    O mercado imobiliário é um mercado que oscila e, como tal, precisa estar em constante atenção o profissional que pretende atuar no mesmo.



    24 de outubro de 2016 às 16:29

    Realmente agora é a hora de investir. Meu irmão é corretor e este mês ele fez duas vendas de imóveis usados, imóveis que antes eram 450 mil cada ele conseguiu vender por 395 mil. Uma bela diferença. Quem tem dinheiro agora é a hora de investir.



    Alessandra disse:
    5 de novembro de 2016 às 15:43

    Definitivamente os brasileiros tem que aprender ne mque seja na marra que só o trabalho constroi abundância e a riqueza que o Brasil precisa para se tornar um país desenvolvido. Então, seria ao contrário d oque é hoje, o povo é que tem que gerar riqueza para o Brasil e não o Brasil ficar sustentando o povo ! 😉 Caiu na Real Irmão?



    26 de novembro de 2016 às 1:40

    pode haver “demanda reprimida”, mas há uma grande quantidade de usados encalhada que não terá compradores se os preços não baixarem. Como la vivienda nunca baja, os proprietários podem colocar os imóveis pra locação, aumentando a oferta



    David disse:
    26 de novembro de 2016 às 1:42

    Entretanto é um jogo de paciência, que envolve pesquisa e levantar as margens aceitáveis de negociação e os benefícios extras. Há um jogo de espera. Quem tem os recursos espera que o aperto aumente em quem precisa de capital de giro ou fazer desinvestimento em imóvel.



    Elton disse:
    28 de novembro de 2016 às 15:13

    Quem tem dinheiro, esse é o melhor momento para comprar, a oferta está muito maior que a procura.



    Fabricia disse:
    29 de novembro de 2016 às 1:10

    Não podemos esquecer que em grandes capitais, a matéria prima da construção civil, terreno (área), está cada vez mais escassa, o que eleva o valor m2 dependo da disponibilidade desta matéria prima, além de outros fatores limitantes como os zoneamentos e restrições .



    Viviane disse:
    3 de dezembro de 2016 às 23:56

    Obrigada pela palestra! Muito boa! Estou pensando em começar a investir no mercado imobiliário, alguma dica extra?



    Juliana disse:
    4 de dezembro de 2016 às 15:58

    Adorei o artigo. Principalmente a parte onde você explica por que os preços tem aumentado aqui no Brasil. Eu jamais imaginaria que os preços poderiam sofrer alterações devido ao aumento dos financiamentos! Muito interessante mesmo! Continue com o bom trabalho!



    Barbara disse:
    5 de dezembro de 2016 às 10:45

    Que fase estamos vivendo.. tá dificil sobreviver!!!



    Paola disse:
    5 de dezembro de 2016 às 10:47

    É um jogo de interesses.



    Paola disse:
    5 de dezembro de 2016 às 13:58

    Verdade incontestável!



    Ana Paula disse:
    7 de dezembro de 2016 às 0:35

    Artigo perfeito, falando tudo q eu precisava ler



    7 de dezembro de 2016 às 0:36

    Artigo esclarecedor, vou compartilhar com minha equipe



    Lucas PRado disse:
    7 de dezembro de 2016 às 0:37

    Li e reli varias vezes e vi muitas verdades. Belo trabalho.



    Ana Paula disse:
    7 de dezembro de 2016 às 0:39

    parabens pelo artigo, mt esclarecedor



    7 de dezembro de 2016 às 0:39

    Ricardo como sempre dando aula. Mestre no que faz.



    7 de dezembro de 2016 às 0:41

    Realmente agora é a hora de investir. Meu irmão é corretor e este mês ele fez duas vendas de imóveis usados, imóveis que antes eram 450 mil cada ele conseguiu vender por 395 mil. Uma bela diferença. Quem tem dinheiro agora é a hora de investir.



    Ana Paula disse:
    7 de dezembro de 2016 às 1:01

    Entretanto é um jogo de paciência, que envolve pesquisa e levantar as margens aceitáveis de negociação e os benefícios extras. Há um jogo de espera. Quem tem os recursos espera que o aperto aumente em quem precisa de capital de giro ou fazer desinvestimento em imóvel.



    Roiberto disse:
    12 de dezembro de 2016 às 21:22

    O problema do mercado é que dá ouvidos para muitos analistas e consultores alarmistas, destrutivos e pessimistas, que não fazem análise com pesquisa e inteligência. O custo final para morar de Aluguel é menor do que financiar o imóvel, basta fazer as contas… Apenas lamento que pessoas foram enganadas, com esse falso sonho de casa própria.



    12 de dezembro de 2016 às 21:27

    Estamos na hora de investir, o problema é encontrar alguém que tenha dinheiro para isso nessa crise! A coisa está feia!



    Ana Alice disse:
    19 de dezembro de 2016 às 20:04

    Historicamente, o valor do aluguel residencial situa-se em torno de 0,5% do valor do imóvel. Dá pra perceber que o preço está fora da realidade. Se o comprador for financiar, dando 50% de entrada, ainda assim a prestação seria maior do que o aluguel. os preços estão altos sim e devem cair ainda mais, pelo menos aqui no planalto central…



    Brunoo Mendes disse:
    19 de dezembro de 2016 às 21:12

    Imóveis valorizam com aumento de renda, queda de juros e disponibilidade de crédito. Nenhum desses fatores jogam a favor atualmente. Acredito em queda real, e talvez nominal dos imoveis no horizonte de 12 a 24 meses. Posicionar-se na renda fixa enquanto isso ganhando juros de 2 digitos e ficar de olho na reversao dos determinantes pode ser uma boa estrategia para fazer o melhor negocio



    Aline disse:
    23 de dezembro de 2016 às 0:51

    O problema que a especulação é enorme, e super valorizam os imóveis. Aqui onde moro por exemplo o valor de um terreno chega a ser um absurdo.



    Edvania disse:
    23 de dezembro de 2016 às 0:54

    Imóveis sempre são uma boa para investir porém de uns tempos pra ca tem se tornado um grande elefante branco.



    Elvis disse:
    23 de dezembro de 2016 às 0:55

    Investir esse é o momento, principalmente nos próximos dois meses. Muita dívida e poucos com dinheiro.



    23 de dezembro de 2016 às 13:44

    Muito bom este artigo. Traz muitos esclarecimentos e que às vezes deixamos de observar. Parabéns.



    25 de dezembro de 2016 às 12:43

    Neste Mercado o mais importante é a paciencia. Se você for com muita cede no poço pode perder dinheiro.



    Ana Paula disse:
    25 de dezembro de 2016 às 20:48

    Quem tem os recursos espera que o aperto aumente em quem precisa de capital de giro ou fazer desinvestimento em imóvel.



    26 de dezembro de 2016 às 23:33

    quem compra determina duas e a outra variável será inevitavelmente determinada pelo mercado.
    Ou seja: se tenho 500mil (P) e quero bairro (L) Itaim em SP, terei que aceitar a variável M (metragem) que o mercado definir, e poderei comprar no máximo 40m2.
    Os mesmos 500mil (P), porém preciso de 100m2 (M) em SP, me fará aceitar a variável L que o mercado irá definir, ou seja, poderei comprar um usado na Vila Andrade.



    Fernando S.F. disse:
    28 de dezembro de 2016 às 9:39

    O Brasil está em uma situação critica mesmo cada vez mais aumentos em impostos preços em geral nao aguento mais



    Pão de Mel disse:
    29 de dezembro de 2016 às 9:57

    Post muito bom, tem muitas informações importantes para quem quer investir.



    fernando disse:
    3 de janeiro de 2017 às 8:40

    legal.. estou procurando boas opcoes de investimentos



    Ben disse:
    3 de janeiro de 2017 às 14:20

    Ha muito tempo venho procurando informações pertinentes sobre investimentos.
    Gostei muito do seu artigo.

    Parabéns e sucesso!



    8 de janeiro de 2017 às 12:24

    24 de maio de 2016 às 21:22
    Excelente Posicionamento porem acho que os preços de imoveis no brasil andam caindo mesmo sendo ainda muito caro ter casa no brasil



    Roberto disse:
    8 de janeiro de 2017 às 13:19

    Quero lhe parabenizar pelo artigo. A situação esta critica meu amigo!



    8 de janeiro de 2017 às 13:25

    So tenho medo dos altos e baixos do mercado



    9 de janeiro de 2017 às 15:18

    Muito interessante esse conceito de investimento.



    9 de janeiro de 2017 às 19:59

    Informações claras e pertinentes.

    Me foram muito úteis!

    Valeu! Obrigado por compartilhar!



    9 de janeiro de 2017 às 20:00

    O artigo cumpriu seu objetivo de esclarecer pontos importantes sobre investimentos.

    Obrigado.



    Mundo Premium disse:
    9 de janeiro de 2017 às 20:01

    Investimentos…

    Esta cada vez mais difícil faze-los nos dias atuais…



    Dieta Paleo disse:
    9 de janeiro de 2017 às 20:02

    Por pouco não fui iludido com a bolha imobiliária…



    Jefferson disse:
    10 de janeiro de 2017 às 11:39

    Artigo muito bom, me ajudou muito. Obrigado



    Tiago Santos disse:
    10 de janeiro de 2017 às 11:40

    Obrigado pelas informações. Muito boas. Gosto muito desta área de investimento imobiliário.



    cassiano disse:
    10 de janeiro de 2017 às 13:19

    Interessante esse canal. parabens



    Everton luiz disse:
    10 de janeiro de 2017 às 14:06

    Muito obrigado por compartilhar essa informação, ficou muito bem claro essa oportunidade de investimento! Abraço!



    12 de janeiro de 2017 às 16:56

    Sem falar no preço do cimento, que subiu mais de 15% só nos 4 primeiros meses deste ano.



    Catia Rosa disse:
    14 de janeiro de 2017 às 13:48

    Muito obrigada por compartilhar essa informação!



    Acontece Hoje disse:
    14 de janeiro de 2017 às 16:24

    Gracias por compartilhar tantas informações relevantes! Abração e até +



    14 de janeiro de 2017 às 21:20

    Excelente Ricardo! Conseguiu desenhar muito bem o que está se passando hoje em dia.



    Jefferson disse:
    14 de janeiro de 2017 às 22:58

    A cada ano que passa é mais difícil se viver no brasil. Imposto abusivos



    Wiliians disse:
    14 de janeiro de 2017 às 22:59

    Obrigado pela informações. Sempre acompanho o mercado Imobiliário.



    14 de janeiro de 2017 às 23:00

    Ruim para quem vende… bom para quem compra
    Muito verdade essa frase.



    14 de janeiro de 2017 às 23:01

    Esta cada vez mais difícil fazer investimentos nos dias atuais



    17 de janeiro de 2017 às 16:42

    Grato pelas informações amigo!



    cassiano disse:
    17 de janeiro de 2017 às 19:53

    Brasil ta pagando caro pelos erros politicos, que venha mais crise pela frente.



    17 de janeiro de 2017 às 20:10

    Ótimo artigo! Muito bom mesmo!!!



    jocelia disse:
    22 de janeiro de 2017 às 20:26

    Muito bom seu artigo , gostei muito



    Marcos disse:
    25 de janeiro de 2017 às 11:49

    Hoje com a crise, todo o mercado anda sentindo os fortes abalos… principalmente com os preços que não se encaixam no bolso de ninguém…



    26 de janeiro de 2017 às 22:39

    Realmente, mas isso em 2015, hoje em 2017 ninguém compra e ninguém vende!



    Juliane disse:
    30 de janeiro de 2017 às 8:57

    Eu gostaria muito de comprar um espaço, para o meu studio de pilates, mas anda inviavel.



    4 de fevereiro de 2017 às 1:06

    é algum que temos que sempre pensar e analisar o que é correto e funciona para questões como esta



    Marcos disse:
    6 de fevereiro de 2017 às 13:47

    é realmente o mercado esta quente para investidores !!!



    Duval disse:
    6 de fevereiro de 2017 às 17:09

    Eu queria muito comprar minha casa em um condominio seguo… acho que estamos no momento?



    Luiz disse:
    7 de fevereiro de 2017 às 15:32

    Ricador sou seu fã cara. parabéns pelo site incrivel e pelo artigo também.



    Cafe Verde disse:
    9 de fevereiro de 2017 às 17:07

    Parabéns pelo artigo ficou muito top



    Cássio disse:
    14 de fevereiro de 2017 às 14:32

    parabéns mas a visão do mercado é outra agora em 2017 com essa crise



    Cássio disse:
    14 de fevereiro de 2017 às 14:33

    parabéns mas a visão do mercado é outra agora em 2017 com essa crise



    Edson disse:
    17 de fevereiro de 2017 às 8:20

    está ficando um absurdo o valor dos imóveis aqui em São Paulo



    Marcos disse:
    17 de fevereiro de 2017 às 8:22

    Ainda bem que comprei minha casa, há muitos anos atras, quando meu salário ainda permitia rsrsrs



    Gabi Santos disse:
    20 de fevereiro de 2017 às 12:27

    Para mim também é um jogo de interesses



    Lucio Alves disse:
    23 de fevereiro de 2017 às 11:35

    Parabéns Ricardo por mias um excelente artigo, estou precisando sair do aluguel mas tá difícil, muito insegurança no mercado, vou esperar mais um pouco.



    26 de fevereiro de 2017 às 18:17

    Ricardo, sua conclusão me deixou dúvida: não vejo pessoas correndo para comprar imóveis. Nem quando os preços estavam no pico e nem agora, quando estão em liquidação. Onde está esse movimento?



    26 de fevereiro de 2017 às 18:19

    Artigo top, Realmente mas isso em 2015, hoje em 2017 ninguém compra e ninguém vende!



    Alessandra disse:
    27 de fevereiro de 2017 às 13:05

    Mercado imobiliário oscila e, como tal, precisa estar em constante atenção o profissional que pretende atuar nessa área.



    4 de março de 2017 às 15:07

    Ricardo, excelente artigo. Nos deu ua ampla visão sobre o mercado imobiliário no Brasil.



    7 de março de 2017 às 17:16

    Obrigado pelas dicas irmão,ótimo conteúdo de quem sabe o que está falando.

    parabéns!



    19 de março de 2017 às 17:18

    Muito obrigado! Amei.



    ANDRESSA disse:
    19 de março de 2017 às 19:08

    Muito bom seu Artigo Parabens



    Marcelo disse:
    20 de março de 2017 às 15:08

    Excelente artigo! Sempre nos dado visão sobre economia.



    Adriano disse:
    24 de março de 2017 às 18:59

    Quem tem dinheiro agora é a hora de investir, Quem pode investir em momentos de baixa, certamente faz bons negócios.



    Rodrigo disse:
    27 de março de 2017 às 9:30

    Obrigado pela informação meu amigo, eu sempre estou de olho no mercado imobiliário. Até salvei seu site, pois suas informações foram bem úteis para mim. Agradeço mais uma vez!



    Hugo disse:
    31 de março de 2017 às 12:53

    realmente faz sentido esse conteudo



    Rafael Britto disse:
    31 de março de 2017 às 23:24

    Obrigado pela informação.



    Roberto disse:
    3 de abril de 2017 às 16:24

    Imóveis valorizam com aumento de renda, queda de juros e disponibilidade de crédito. Nenhum desses fatores jogam a favor atualmente. Acredito em queda real, e talvez nominal dos imoveis no horizonte de 12 a 24 meses. Posicionar-se na renda fixa enquanto isso ganhando juros de 2 digitos e ficar de olho na reversao dos determinantes pode ser uma boa estrategia para fazer o melhor negocio



    6 de abril de 2017 às 22:00

    Fatores que corroboram para uma melhora do mercado imobiliário em 2017 A taxa de juros, quando mantida alta, onera o crédito e colabora pra inibir a estimativa da taxa de juros é de 11%



    Jóse disse:
    7 de abril de 2017 às 14:43

    Muito bom o conteúdo desse artigo, realmente faz todo sentido. Obrigado por compartilhar essa informação.



    11 de abril de 2017 às 8:42

    Faz muito sentido! Não é atoa que está ruim pra mim kk, mas na realidades está ruim pra muita gente!

    A pequena maioria está no mesmo barco, o Brasil precisa de um super herói, só com superpoderes pra mudar essa zorra.

    Obrigado pelo artigo, muito bem escrito!



    alvarez disse:
    12 de abril de 2017 às 10:05

    Top seu conteúdo. Concordo plenamente sobre a questão. Acredito que devemos nos preparar financeiramente para isso.



    Luiz Rosa disse:
    12 de abril de 2017 às 13:57

    Obrigado por compartilhar desse conhecimento!



    Rogerio disse:
    19 de abril de 2017 às 15:37

    Gostei da maneira em que você abordou o tema, de forma simples e clara conseguiu resumir a triste realidade do País.



    28 de abril de 2017 às 16:08

    Seu conhecimento compartilhado conosco noa ajuda a enxergar as oportunidades em nosso pais!



    Elton Silva disse:
    30 de abril de 2017 às 18:11

    Parabéns Ricardo, o artigo retrata com precisão a atual situação do mercado. Em Itajaí-SC, aconteceu mesma coisa que em São Paulo, a prefeitura limitou o potencial construtivo dos terrenos e fatalmente esta acontecendo mesma coisa, alta dos novos lançamentos, e não o que alguns falavam que o valor dos terrenos iria a cair.



    Fernanda disse:
    4 de maio de 2017 às 21:46

    Show!!!
    muito bom!



    Sabrina disse:
    4 de maio de 2017 às 21:47

    Valeu pelas dicas!



    6 de maio de 2017 às 8:23

    Ótimas dicas para obter sucesso no mercado imobiliário!



    Nely disse:
    6 de maio de 2017 às 9:56

    Obrigada Ricardo por passar um pouco da sua grande experiência nesse mercado. Quero começar a investir no mercado imobiliário, grande abraço



    Vava disse:
    9 de maio de 2017 às 1:40

    Boas dicas! Mas infelizmente o mercado nao está nada bom para venda, mas excelente para compra. Finalmente a bolha imobiliaria de uns 6 anos atras acabou, infelizmente devido a essa crise.



    Raphaela disse:
    9 de maio de 2017 às 1:42

    Ha previsao de reversao deste mercado?



    Miriam disse:
    9 de maio de 2017 às 1:46

    Nem me fale. Isso também é refletido nos alugueis. Um apartamento que alugava a 1.400 ha 6 anos atras hj alugo por 1.100 🙁



    Samanta disse:
    12 de maio de 2017 às 20:44

    Ricardo,você é referência quando falamos sobre economia no Brasil. Continue nos dando tantas dicas úteis! Obrigado



    Márcio disse:
    22 de maio de 2017 às 16:19

    Estou tentando comprar um imóvel faz tempo, mas parece que os preços só aumentam. Nunca caem!



    24 de maio de 2017 às 19:01

    Ha previsao de reversao deste mercado?



    Amanda Flores disse:
    26 de maio de 2017 às 10:26

    A questão é que os preços dos imoveis no Brasil tem o preço lá em cima. O lado positivo e se compramos um imóvel , dai alguns anos está muito valorizado.



    Thiago disse:
    26 de maio de 2017 às 14:00

    Ricardo como sempre esclarecedor em suas dicas … Parabéns Ricardo !



    maria disse:
    26 de maio de 2017 às 17:19

    Hoje tenho uma boa renda ainda “digamos assim”, com aluguel de 2 imoveis da familia, porém ha uns 4 anos os valores eram mais altos.



    30 de maio de 2017 às 15:52

    bom artigo



    Roberto disse:
    3 de junho de 2017 às 5:57

    Sua boa análise do mercado internacional abriu minha mente para novas possibilidades e investimentos.



    Renata disse:
    5 de junho de 2017 às 23:46

    Boas dicas! Mas infelizmente o mercado nao está nada bom para venda, mas excelente para compra. Finalmente a bolha imobiliaria de uns 6 anos atras acabou, infelizmente devido a essa crise.



    8 de junho de 2017 às 20:52

    Nossa, de dois anos pra cá as coisas só pioraram por aqui. Lamentável.



    Álvaro disse:
    14 de junho de 2017 às 17:10

    Grande Ricardo Amorim, sempre nos presenteando com tanto conhecimento. Fico no aguardo de um vídeo seu falando sobre a previsão para o cenário econômico em 2018!

    Grande abraço!



    Claudinei disse:
    28 de junho de 2017 às 14:29

    Muito bom o artigo,esclarecedor.



    Rodrigo disse:
    29 de junho de 2017 às 23:00

    Mercado agora é de comprar…péssimo para venda :/



    Rafael disse:
    30 de junho de 2017 às 17:53

    Muito bom, mas as coisas estão críticas.



    Rogério disse:
    30 de junho de 2017 às 17:55

    Interessante, quero investir em algo diferente.



    Anna disse:
    1 de julho de 2017 às 20:46

    Bom, essa é uma boa maneira de compreender a realidade brasileira, mais para algumas regiões menos para outras.Obrigado pela informação meu amigo, eu sempre estou de olho no mercado imobiliário. Até salvei seu site, pois suas informações foram bem úteis para mim. Agradeço mais uma vez!



    1 de julho de 2017 às 20:47

    Parabéns Ricardo, o artigo retrata com precisão a atual situação do mercado. Em Itajaí-SC, aconteceu mesma coisa que em São Paulo, a prefeitura limitou o potencial construtivo dos terrenos e fatalmente esta acontecendo mesma coisa, alta dos novos lançamentos, e não o que alguns falavam que o valor dos terrenos iria a cair.



    Erick disse:
    17 de julho de 2017 às 20:50

    Muito bom ler uma análise inteligente. O problema do mercado é que dá ouvidos para muitos analistas e consultores alarmistas!
    Parabéns Ricardo Amorim.



    Tatiana disse:
    22 de julho de 2017 às 11:16

    Olá, Ricardo

    Obrigada por compartilhar conosco tanta sabedoria!

    Sucesso sempre!

    Att



    WP/N disse:
    23 de julho de 2017 às 21:58

    É época de baixa, mas será que vamos arrochar ainda mais? O melhor é ir comprando aos poucos até o meio do ano que vem.



Deixe seu comentário