Feeds Ricardo Amorim Facebook Ricardo Amorim Twitter Ricardo Amorim Linkedin Ricardo Amorim Youtube Ricardo Amorim

“A solução do problema passa pelo engajamento generalizado”, diz Ricardo Amorim sobre a superação da crise financeira

postado em Entrevistas | Palestras


03/2017

Cidade Verde

Por Hérlon Moraes

 

 

Um dos palestrantes mais esperados no 2º dia de Congresso das Cidades, o economista Ricardo Amorim aconselhou os prefeitos do Piauí a fazerem um ‘engajamento generalizado’ para superarem a crise financeira. Ele defendeu que a gestão pública se una com a iniciativa privada na busca por soluções que ajudem os dois segmentos a crescerem juntos.

 

“A solução do problema passa pelo engajamento generalizado. No mundo real a gente encontra pedras no caminho. Hoje está todo mundo retraído, então vocês devem criar condições, por exemplo, para que as microempresas gerem emprego”, afirmou.

 

Para isso, a missão dos gestores, segundo Ricardo Amorim, é derrubar a burocracia para que novos empreendimentos apareçam. “Tem que acabar com toda a burocracia possível. Tem que ajudar o – cara – a financiar para ele pipocar (ter sucesso). Com todas essas iniciativas, aumentam as chances de dar certo pra ele e dando certo pra ele, melhora a economia para os municípios”, destacou.

 

O economista deu uma injeção de ânimo nos prefeitos e disse que, mesmo em crise, devem buscar alternativas para escapar de seus efeitos. “Toda crise traz uma oportunidade. Incentivando micro e pequenos empresários, um jogará o outro para cima o tempo inteiro. No caso das cidades, gera impostos e no caso dos empresários, emprego. Isso vocês podem fazer na cidade de vocês. Todo mundo cresce. É um circulo virtuoso”, disse, reforçando as parcerias.

 

“Dando condições para as empresas ganharem, vocês ganham com isso também. Tem que quebrar a cabeça e tentar fazer. É fácil? Não! Mas a hora de tentar é agora”, alertou.

 

Ricardo Amorim disse que toda crise tem seu lado positivo, já que tira qualquer um de sua zona de conforto. “Não estou falando que será moleza. Mas apesar das dificuldades, tem como fazer. Crise é desagradável. Ninguém gosta, mas ela tira a gente da nossa zona de conforto”, declarou, deixando um recado aos prefeitos.

 

“Nunca desperdice uma boa crise. Mais cedo ou mais tarde ela vai ficar para trás”, finalizou.

 

Ricardo Amorim é formado pela USP e pós-graduado em Administração e Finanças Internacionais pela ESSEC de Paris. Atuando no mercado financeiro desde 1992, trabalhou em Nova York, Paris e São Paulo, sempre como economista e estrategista de investimentos.

 
 





Deixe seu comentário

Acompanhe Ricardo Amorim na mídia
Istoe

Artigos do Ricardo Amorim
/ LEIA

Manhattan Connection

Desde 2003, Ricardo é apresentador do Manhattan Connection, atualmente no canal Globo News
/ VEJA

Radio Eldorado

A economia pode ser um agente poderoso de transformação
/ CURTA


Opinião de Ricardo Amorim - Economista Independente