Feeds Ricardo Amorim Facebook Ricardo Amorim Twitter Ricardo Amorim Linkedin Ricardo Amorim Youtube Ricardo Amorim

Apresentador do Manhattan Connection, Ricardo Amorim ressalta sucesso dos imigrantes libaneses

postado em Entrevistas


Globo News

09/2013

 

Autor diz que libaneses são o povo mais bem-sucedido do mundo
‘Quando você tem um primo em cada canto do mundo é mais fácil fazer negócios’, diz Ricardo Amorim.

 

O mundo sempre foi dos imigrantes, mas sair de casa muitas vezes foi mais uma fuga do que um sonho. Nesta viagem, os libaneses estão ganhando. Eles são campeões de sucesso em países estrangeiros, afirma o autor do ‘Freakonomics’ Stephen Dubner.

 

Filhos das adversidades econômicas, perseguições religiosas e guerras, os libaneses dão certo onde chegam. O segredo do negócio, segundo o comentarista Ricardo Amorim, é que os libaneses exportam mais pessoas do que qualquer outra coisa.

 

“Quando você tem um primo em cada canto do mundo, em um país globalizado, é mais fácil fazer negócio. Mas nem sempre o mundo foi assim, e os libaneses já davam certo antes disso. Outra teoria é que, como os libaneses tiveram uma dose cavalar de guerras, crises e outras coisas, isso acabou fazendo com que eles ficassem melhor preparados para lidar com as adversidades”, afirma Amorim.

 

Já Diogo Mainardi afirma que não sabe se eles são os mais bem sucedidos, mas afirma que os povos bem sucedidos vêm de lugares em que se vê o Estado com certa desconfiança. “Isso cria um individualismo que pode facilitar a criação de novos negócios e uma visão de mundo diferente. São povos que aprenderam a segregar o espírito comunitário e depender apenas deles mesmos. Isso pode explicar parte do sucesso”, ressalta.

 
 





Deixe seu comentário