Feeds Ricardo Amorim Facebook Ricardo Amorim Twitter Ricardo Amorim Linkedin Ricardo Amorim Youtube Ricardo Amorim

Dica: Os 5 melhores livros para entender de economia.

postado em Entrevistas


Revista: Superinteressante

Agosto/2008

5 Luxos e 1 Lixo

Ricardo Amorim

O economista e apresentador do Manhattan Connection, da GNT, indica os 5 melhores livros para entender de economia – e um que não passa de uma piada econômica

Freakonomics

Aplicando a teoria econômica e esmiuçando dados que passam despercebidos, desvenda mistérios e desmistifica falsas verdades.

Economia sem Truques

Princípios básicos de economia ensinados de forma simples e lúdica e aplicados a questões práticas da realidade brasileira. Acessível a todos.

Manias, Pânico e Crashes

Ótimo panorama histórico da economia mundial desde o Império Romano, ilustrado pelas muitas crises ocorridas desde então.

Punidos pelas Recompensas

Profunda análise crítica sob a perspectiva da psicologia dos múltiplos efeitos colaterais de um dos pilares de qualquer sistema econômico: seu sistema de punições e recompensas.

Ensaios de Warren Buffett

Nada como aprender os princípios que devem reger suas decisões de investimento com o investidor mais bem-sucedido da história.

Relatório de Política Monetária do Governo do Zimbábue

Sobre as “vantagens” da política monetária heterodoxa praticada no Zimbábue – onde a inflação passou de 1 7 000 0000%.




    Celso Benjamim de Barros disse:
    17 de outubro de 2011 às 23:33

    Ricardo,assisti sua entrevista no Jornal da CNT feita pela Salete que por sinal é a melhor apresentadora da televisão e observei a sua naturalidade e competencia para falar sobre econômia.O Brasil sempre foi bom de bola agora estou achando que é a bola da vez e será a primeira potência do mundo,pois depois do governo Lula tudo aqui está decolando.Parabéns você é bom demais.Humilde, inteligente e bom comunicador.



    Sergio Cidade disse:
    30 de março de 2012 às 22:10

    Injustiça deixar de comentar o QUANTO CUSTA FICAR RICO, do Paulo Portinho. É o melhor livro para leigos em economia, que querem aprender a gerenciar seus investimentos. Imperdível.



    Maria Gorette Brennand disse:
    2 de abril de 2012 às 13:21

    Ótimo Ricardo, é sempre bom ter um livro indicado por um profissional da área. Então, escolhi Ensaios de Warren Buffet, já fiz o pedido só falta chegar. Abraço



    Alexandre Otsuzi disse:
    13 de agosto de 2012 às 14:03

    Que tal Lanterna na Popa de Roberto Campos ?



    10 de outubro de 2012 às 12:38

    Caro Sr. Amorim,

    Suas opiniões têm sido as mais sensatas que recebo em meu perfil em uma rede social. Isso não apenas em sua área de domínio, como em muitas outras. Agradeço por enriquecer meu dia não com episódios eufóricos de mercado ou devaneios, mas sim por acrescentar sobriedade, sensatez e por indicar literaturas.
    Meus parabéns pelo seu sucesso – que, sem dúvida alguma, não proveio da sorte, mas do mérito. Entre as muitas mensagem de pânico injustificável e euforia insustentável do público em geral, sua manifestações têm servido como ponto de apoio. Tenho aprendido muito com o senhor e, por isso, sou muito grato!
    Com meus melhores e mais sinceros votos de sucesso em sua carreira – ainda mais do que o que o senhor já alcançou.

    Rafael Vargas



    Claudia Novoa disse:
    10 de outubro de 2012 às 13:00

    Ricardo, minha sugestão, se me permite, é o livro Rápido e Devagar duas formas de pensar de Daniel Kahnemam, Premio Nobel de Economia.
    Livro envolvente e didático ao mesmo tempo.
    Imagino que já tenha lido. O que você achou?



    Weldher Rodrigues disse:
    11 de outubro de 2012 às 9:35

    Olá, Ricardo.

    Muito bom dia.

    Impressiono-me com a sua erudição. A sabedoria é uma virtude que necessita de equilíbrio, bom senso e muita disciplina. Você se relaciona com a Economia de um modo diferente, não sei explicar. Mas é fantástico.
    Também não entendo esse medo estranho, esdrúxulo, que algumas pessoas têm de elogiar… O elogio faz muito bem! Acredito que os meus “autores” são meus “patrimônios” culturais. E de que outra forma eu poderia “preservá-los”? Somente difundindo a minha gratidão. Valeu.



    6 de dezembro de 2012 às 16:25

    Muito bons. Eu adiciono, se me permite, Currency Wars, jim Richards



    Lucas disse:
    22 de setembro de 2013 às 20:46

    Freakonomics é uma excelente opção de leitura, divertida e curiosa.



    Raphael Dionisio disse:
    22 de abril de 2014 às 16:52

    Pra quem é universitário e esta começando é Introdução a Economia de Gregory Mankiw.