Feeds Ricardo Amorim Facebook Ricardo Amorim Twitter Ricardo Amorim Linkedin Ricardo Amorim Youtube Ricardo Amorim

Matéria sobre a palestra de Ricardo Amorim, “Educação, política e economia para uma sociedade melhor”

postado em Entrevistas | Palestras


04/2015

Expresso MT

 

jornalista-ricardo-amorim-palestrante-perspectivas-economia-jan2010

 

Para o economista Ricardo Amorim o Brasil está passando por uma crise econômica, mas diferente de muitos colegas de profissão que estão pessimistas, ele defende a ideia de que há soluções e uma delas é a educação. “Se queremos  mudar um país, precisamos mudar as pessoas”, afirma.

 

Amorim ressalta que a educação cria condições da população saber o que quer e fazer exigências junto aos governantes. “Até mesmo os líderes de um país mais educado são melhor capacitados e têm mais condições de lutar pelos anseios de seus liderados”, completa.

 

No próximo dia 14 de abril, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Famato) realizam o evento Cresce-MT  “Educação, política e economia para uma sociedade melhor”. O evento irá ocorrer no Cenário Rural, em Cuiabá, a partir das 08 horas e a programação segue até às 17h.

 

Além de Ricardo Amorim, participam do Cresce-MT o mestre em economia Xico Graziano, o filosofo e educador Mario Sérgio Cortella, autoridades, profissionais e especialistas em educação, economia e política  do Estado.

 

Ricardo Amorim acredita que eventos como o Cresce-MT são fundamentais, pois coloca o assunto em pauta e mobiliza as pessoas. “É a oportunidade de iniciarmos o debate. Mais que isso, coloca pessoas interessadas pelo assunto em contato e isso potencializa os resultados”.

 

De acordo com o presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado, o Cresce-MT nasce com o objetivo de colaborar com o assunto.  “O Agronegócio é responsável por 50% do Produto Interno Bruto do Estado e o setor quer inserir este assunto nos seus debates para mostrar como a educação é importante no desenvolvimento e uma sociedade”, analisa.

 
 





    francisca sarmento disse:
    18 de abril de 2015 às 11:48

    Sem educacão não se vai a lugar nenhum,por isto não entendo como o governo não prioriza a educação e ainda corta verbas!!!!!



    Railda Ferreira de Jesus disse:
    19 de maio de 2015 às 1:40

    Precisamos da receita……para que isso aconteça.
    Porque, meu caro economista, o que acontece é: o ensino FUNDAMENTAL aluno não aprende absolutamente nada, no MÉDIO alunos só falam errado, não sabe ler muito menos escrever nada, nada, eles escrevem HINO com i, nas FACULDADES ficam com essa teoria de comunismo como se isso levasse algum lugar, salvo Cuba ou Corei do Norte. Qual a receita para uma sociedade politicamente conciente e economicamente ativa?



    Heber hga disse:
    19 de maio de 2015 às 8:00

    Gostaria de saber se existe crise porquê a nação não foi alertada antes.



    19 de maio de 2015 às 17:19

    Ricardo, a mudança através da educação passa pelo esforço de mentes como a sua. Que chamem a atenção de todo tipo de líderes de nossa sociedade. A educação de crianças e jovens que farão a mudança de paradigma da sociedade brasileira. Mas é mister que se faça uma mudança nos adultos de hoje. Esses também precisam ser educados e de forma imediata. Repito, são pessoas como você que promoverão a necessidade de um novo tipo de pensamento na educação.



Deixe seu comentário

Acompanhe Ricardo Amorim na mídia
Istoe

Artigos do Ricardo Amorim
/ LEIA

Manhattan Connection

Desde 2003, Ricardo é apresentador do Manhattan Connection, atualmente no canal Globo News
/ VEJA

Radio Eldorado

A economia pode ser um agente poderoso de transformação
/ CURTA


Opinião de Ricardo Amorim - Economista Independente