Feeds Ricardo Amorim Facebook Ricardo Amorim Twitter Ricardo Amorim Linkedin Ricardo Amorim Youtube Ricardo Amorim

Entrevista de Ricardo Amorim à Revista Dirigente Lojista: “Modelo de desenvolvimento brasileiro está esgotado, invista em produtividade”

postado em Entrevistas


Revista Dirigente Lojista

02/2014

 

Economista analisa as principais mudanças no Brasil nos últimos anos
 
Na visão de Ricardo Amorim, economista da Ricam Consultoria, 2013 ficará marcado por uma série de aspectos que influenciarão a economia próximos anos: “Em primeiro lugar houve a confirmação do esgotamento do modelo de crescimento brasileiro, que influenciou diretamente em toda a economia nacional. Isto refletiu na oferta do dinheiro, que diminui com o aumento dos juros.”. Segundo ele, houve outras mudanças no aspecto demográfico, é preciso lembrar que o Brasil tem apresentado queda na taxa de natalidade, assim como a queda na taxa de desemprego. Infelizmente a nossa infraestrutura está no limite, o que influencia no crescimento, que se torna pequeno e lento.
 
A solução apresentada pelo economista é a mesma que grande parte do povo espera, ou seja, investimentos na infraestrutura e qualificação dos nossos trabalhadores, já que o Brasil tem atraído mão de obra especializada estrangeira: “É preciso treinar e equipar nossos trabalhadores. Sem isso, é impossível dar ênfase à produtividade, fazendo com que o crescimento continue baixo em todos os segmentos.”, analisa Amorim.
 
Do ponto de vista da economia como um todo, o crescimento não pode ficar restrito a apenas alguns segmentos, como tem acontecido com o varejo, serviços e agronegócios, que apresentam resultados bastantes superiores ao PIB nacional.

 

Confira a matéria clicando aqui

 





    André Gustavo Pedra disse:
    18 de abril de 2014 às 20:03

    Ou seja, a solução é a educação. Mas isso mexe diretamente no que tange a política brasileira de quem já está no poder.Ninguém quer lagar a fatia do bolo.O que envolve também as CPI’s. Ano de eleição não pode ter CPI.A corrupção chegou a tal ponto que ela mesmo está perdendo dinheiro. Nossos políticos são tão viciados quanto os usuários de Crack.



Deixe seu comentário