Feeds Ricardo Amorim Facebook Ricardo Amorim Twitter Ricardo Amorim Linkedin Ricardo Amorim Youtube Ricardo Amorim

Matéria sobre palestra de Ricardo Amorim para a Amcham de Campinas

postado em Entrevistas | Palestras


12/2014

AMCHAM

 Alshop 2013
 

Para discutir sobre as perspectivas econômicas que acompanham a chegada do próximo ano, a Amcham promoveu no último dia 26/11 o “Regional Meeting”, que nesta edição aconteceu na cidade de Jaguariúna.

 

Ricardo Amorim, eleito pela revista americana Forbes como o mais influente economista do país, trouxe para o evento sua visão sobre os gargalos que o Brasil deve enfrentar em 2015.

 

Segundo Amorim, existem três fatores que contribuem incisivamente para que o Brasil venha sofrendo uma grande retração no crescimento. São eles: falta de mão de obra; precariedade da infraestrutura e apagão logístico do país; e custo da energia (que deve ser agravado pela crise hídrica).

 

“Qualificar mão de obra aumenta produção, e não qualificá-la torna a pouca mão de obra existente extremamente cara e pouco produtiva”, avalia ele.

 

Amorim aponta que o investimento em educação é a principal solução para que o Brasil enfrente de vez os vilões que motivam seu baixo crescimento nos últimos anos.

 

“A China implantou um sistema de investimento em educação que durou 40 anos. Hoje, os chineses inverteram de lugar com a gente e se tornaram o país emergente que mais cresce e movimenta os outros países da lista”, afirma o economista.

 

O que prejudica este tipo de investimento no país e, por conseqüência, prejudica toda a economia, são os rachas partidários.

 

“No Brasil, um partido não quer copiar o outro, e isso cria tanto dicotomias educacionais como financeiras, que retraem o país em todos os sentidos”, finalizou ele.

 

Além de Ricardo Amorim, fizeram parte do evento e do painel de debates: Aluizio Margarido, diretor Comercial Aeroportos Brasil; Fabio Penteado, presidente do Grupo Tamboré; e Darcio Moraes, diretor Financeiro da PPG.





    Cida Cas disse:
    15 de dezembro de 2014 às 2:40

    Os Politicos Brasileiros nao querem que o povo tenha educacao. Muito menos educacao de qualidade. O que eles querem ‘e um povo ignorante para manter no cabresto. E os partidos politicos sao Tao egoistas, que nao levam nenhuma projeto em frente, em nenhuma area, se nao guarantor para si os meritos.



    Vera Lúcia Fontana disse:
    3 de maio de 2015 às 11:56

    Concordo plenamente.. Há muitos anos o maior problema é a Educação.



    Maria Helena Oswaldo Cruz disse:
    3 de maio de 2015 às 21:05

    Como conseguir melhorar a educação no Brasil, priorizando sua base até alcançar os cursos de profissionalização em vez de faculdades? Quem conseguirá isso nesse sistema viciado e corrupto. Os livros impressos para o ensino são péssimos e têm suas edições com informações erradas! Um absurdo como tudo neste país surreal em que vivemos!
    Não perdemos os Manhattan Connection



    Vania Tavares disse:
    7 de maio de 2015 às 18:46

    Ninguém cônscio teria dúvida sobre educação ser o único caminho.
    Infelizmente não aconteceu ainda em nosso país.



    Manoel disse:
    7 de junho de 2015 às 2:06

    Instrução depende de programas de governo e demanda gastos de orçamento. Educação (honestidade, bom-caráter, polidez) é gratuita e que deveria vir de casa ninguém quer ter o trabalho nem tem condições de dar. Que tal a mídia hegemônica fazer a sua parte em tentar mudar a ignorância da população ? Se não começar por aí, tem tudo para dar errado. De que servirá uma nação de “doutores” canalhas, com mais condições de serem eleitos ou estarem em altos cargos públicos e/ou privados fazendo das suas falcatruas ?



Deixe seu comentário

Acompanhe Ricardo Amorim na mídia
Istoe

Artigos do Ricardo Amorim
/ LEIA

Manhattan Connection

Desde 2003, Ricardo é apresentador do Manhattan Connection, atualmente no canal Globo News
/ VEJA

Radio Eldorado

A economia pode ser um agente poderoso de transformação
/ CURTA


Opinião de Ricardo Amorim - Economista Independente