Feeds Ricardo Amorim Facebook Ricardo Amorim Twitter Ricardo Amorim Linkedin Ricardo Amorim Youtube Ricardo Amorim

Matéria de capa do Jornal A Tribuna sobre palestra de Ricardo Amorim sobre setor imobiliário

postado em Entrevistas | Palestras


05/2015

A Tribuna

Por Marcelo Santos

 

Ficon 2015-05

Foto: Nirley Sena

 

Mesmo com o governo prestes a realizar um corte bilionário de gastos e indicadores econômicos que se deterioram a cada semana, o setor da construção tem bons fundamentos para retomar o fôlego.

 

Na palestra inaugural do Seminário do Fórum da Indústria da Construção de Santos e Região (Ficon), o economista e comentarista do programa Manhattan Connection, da Globonews, Ricardo Amorim, alertou que a crise é séria, mas lembrou que há bilhões de reais em recursos que poderão irrigar o mercado imobiliário. O problema é superar o medo do comprador. Há também condições cambiais para investidores externos invadirem o Brasil.

 

O seminário, que é realizado no Mendes Convention Center, termina hoje (veja programação) e é a principal atração do Ficon, uma iniciativa do Sistema A Tribuna de Comunicação, com realização da Una Marketing de Eventos.

 

“Essa é a hora das grandes oportunidades para quem compra e esse é o recado que falta o mercado imobiliário passar para seus potenciais clientes”, afirma Amorim.

 

O economista lembra que a tendência natural é o comprador sair do mercado por achar que está tudo ruim. Porém, construtores e vendedores, em momentos difíceis, ficam mais dispostos à negociação.

 

Para ele, o medo do comprador é um grande problema e isso vai ser superado quando a instabilidade política for resolvida. Amorim acha até que há possibilidade de processo de impeachment. Isso se o PT decidir abandonar a presidente Dilma Rousseff caso a popularidade dela caia ainda mais por uma economia destroçada pelo ajuste fiscal rigoroso.

 

Consórcios e Estrangeiros

 

Há dificuldades na oferta de crédito, entretanto Amorim, ressalta que as fontes de recursos não sumiram por completo. Por exemplo, segundo ele os consórcios têm R$ 12 bilhões em sorteios já realizados no País e que não são utilizados por temor dos premiados.

 

Diz também que o mercado brasileiro se tornou atrativo para investidores estrangeiros (fundos ou grandes compradores) devido ao dólar.

 

Segundo ele, o imóvel mais barato seduz os estrangeiros, porém, o economista acha que o ingresso de compradores pessoa física no Brasil está prestes a acontecer.

 

No final, Amorim dá a dica ao comprador: “a grande oportunidade está antes de acabar o medo”. Depois, quando voltar a bonança, os preços já não estarão mais atraentes.

 

 
 





Deixe seu comentário

Acompanhe Ricardo Amorim na mídia
Istoe

Artigos do Ricardo Amorim
/ LEIA

Manhattan Connection

Desde 2003, Ricardo é apresentador do Manhattan Connection, atualmente no canal Globo News
/ VEJA

Gazeta do Povo

Em 2017, Ricardo iniciou uma parceria com a Gazeta do Povo. Clique e confira.
/ VEJA

Radio Eldorado

A economia pode ser um agente poderoso de transformação
/ CURTA


Opinião de Ricardo Amorim - Economista Independente