Por que a produtividade do trabalhador brasileiro é tão baixa?
postado em #RicardoResponde | Entrevistas | VÃdeos
12/2015
postado em #RicardoResponde | Entrevistas | VÃdeos
12/2015
Ricardo, eu acho que falta também concorrência no Brasil.
A concorrência pressiona as empresas a serem mais competitivas e eficientes. Temos muitos setores protegidos da concorrência no Brasil.
Não sou economista… apenas um gerente de operações… mas acredito que o pontapé inicial que precisamos é reduzir as barreiras para entrada de produtos e serviços mais baratos e eficientes.
Dessa forma as empresas nacionais vão se preocupar em capacitar os trabalhadores e automatizar mais.
O que você acha?
Eu concordo parcialmente Sr. Amorim! Já fui algumas vezes aos EUA e acho que o principal fator dessa diferença é o sistema de trabalho dos paÃses. Lá, ganha-se por hora e nada nas horas não trabalhadas, aqui, ganha-se por mês, aà soma-se os dias faltados. Temos o 13 mes não trabalhado, mais os 30 dias de férias remuneradas não trabalhadas mais o adicional de hora extra, mais noturno etc… Etc. Tudo isso nos EUA não existe, lá, não serviu, demite, pronto, aqui quase toda demissão gera ação na justiça. Então, essa diferença, na minha visão, está na cultura e leis trabalhistas que dão apenas direitos e nada de deveres. Há, eu ia esquecendo nosso sistema de funcionalismo público brasileiro, que tem milhares de funcionários. Esses então nem demitidos podem ser, é claro, onde bastaria um, tem dez! Uma total aberração em matéria de legislação protecionista absurda que destrói o PaÃs! E Parabéns pelo seus comentários, são os mais realistas possÃveis de um jornalista sério e honesto, caso raro no Brasil! Pena não termos lÃderes polÃticos com a sua visão! Seria outro PaÃs! SerÃamos talvez os EUA!
Ricardo,
Eu só concordaria com tua informação quando houver um comparativo com condições igualitárias para o comparativo, senão isto vira uma informação pessimista a respeito do brasileiro.