Feeds Ricardo Amorim Facebook Ricardo Amorim Twitter Ricardo Amorim Linkedin Ricardo Amorim Youtube Ricardo Amorim

Economista Ricardo Amorim foi destaque do último dia da Feira de Gestão da FAE, com a palestra “Desafios de Sustentabilidade em um Mundo em Transição”

postado em Palestras


Portal Paranashop

24/09/2011

Por Central Press

FAE comemora resultados da 11ª Feira de Gestão

 

Mais de 10 mil pessoas acompanharam a 11ª Feira de Gestão, que aconteceu de 20 a 22 de setembro, no campus Centro da FAE, em Curitiba. O evento, que já é considerado um dos mais importantes da área no Brasil, é gratuito e aberto ao público. O objetivo é aproximar empresas, profissionais, estudantes e comunidade para debater temas relevantes da área de gestão.

 

O evento trouxe modelos inovadores e soluções de gestão para as áreas de saúde, habitação, mobilidade, inclusão e energia – alguns dos Desafios do Milênio propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Além de três palestras magnas e cinco painéis temáticos, a Feira de Gestão apresentou e premiou os melhores trabalhos acadêmicos dentro dos cinco Desafios do Milênio propostos.

 

O evento foi transmitido simultaneamente para Porto Alegre (RS), Blumenau (SC), São José dos Pinhais (PR) e também para o campus Cristo Rei da FAE, em Curitiba. “Com a tecnologia, conseguimos gerar conhecimento e levar a discussão a mais de 20 mil pessoas”, comemora o pró-reitor da instituição, Régis Negrão.

 

Outro fato que marcou esta edição foi a realização de 100% do evento dentro de casa. “Com isso, os investimentos puderam ser direcionados para a premiação de trabalhos e qualificação das palestras magnas”, justifica o pró-reitor. “Com localização central e a reinauguração do teatro, que comporta 660 pessoas, não havia lugar melhor que a própria casa para sediar o nosso evento”, afirma.

 

Os palestrantes convidados para a Feira de Gestão foram escolhidos com o cuidado e a preocupação de garantir ao público a imersão nas inovações em negócios e conceitos de gestão sustentáveis. A abertura do evento contou com a palestra magna “Jovens Empreendedores de Sucesso”, com o presidente da Cacau Show, Alexandre Tadeu Costa (que aos 15 anos começou no varejo em comércio porta-a-porta e hoje possui a maior rede especializada em chocolates no mundo) e Marcel Malczewski, fundador da Bematech (empresa de tecnologia paranaense cujas ações na bolsa de valores se valorizaram mais de 100% em 12 meses).

 

No segundo dia de palestras, a temática foi “Responsabilidade Social e Desenvolvimento” – e para debater o tema foram convidados duas personalidades de referência nas suas áreas de atuação: o jornalista Ricardo Voltolini (publisher da revista Ideia Socioambiental e autor do livro Conversas com Líderes Sustentáveis), e Fabio Abdala, gerente de sustentabilidade da Alcoa. No último dia, o destaque foi o economista Ricardo Amorim, com a palestra “Desafios de Sustentabilidade em um Mundo em Transição”.

 

Além das palestras magnas, o evento contou com os painéis temáticos, que trouxeram soluções inovadoras e exemplos inspiradores de organizações como BRDE (inclusão), Caixa Econômica Federal (habitação), Curadores da Terra (habitação), Hospital Pequeno Príncipe (saúde), Microsoft (inclusão), O Boticário (inclusão), Philips (saúde), Thá (habitação), Usiminas (energia), Vivo (mobilidade) e Volvo (energia).

 

Já a praça de exposições foi dividida nas cinco temáticas, com a intenção de permitir a interdisciplinaridade entre os trabalhos finalistas do Prêmio Desafios do Milênio, nas áreas de saúde, habitação, mobilidade, energia e inclusão. O público presente pôde conhecer as melhores iniciativas e votar na sua preferida em cada uma das áreas.

 

A cerimônia de premiação marcou o encerramento da 11ª Feira de Gestão, com a premiação dos seguintes trabalhos: Comunidade Modelo (habitação), Implantação de um Banco de Sangue no Hospital e Maternidade São José dos Pinhais (saúde), Remanufatura: uma nova fronteira para a produção sustentável (energia), Eu curto Carona: combine caronas pelo Facebook (mobilidade) e Criação de uma Cooperativa Agrícola na comunidade da Macieira (inclusão). Os alunos e professores orientadores dos trabalhos premiados ganharam uma viagem de imersão, de cinco dias, para Siena College, em Loudonville, próximo à Nova Iorque (EUA), com todas as despesas de transporte, alimentação e hospedagem custeadas pela FAE.

 

Foram premiados também os três melhores artigos, criados por estudantes da pós-graduação e mestrado da instituição. Os vencedores foram: Leopoldo Magno Guimarães (Políticas públicas e sustentabilidade na moradia popular), Marília Azevedo Bassan (Mobilidade sustentável como desafio do milênio) e Daniela Ribeiro Coutinho (Transição demográfica e epidemiológica: desafios para a saúde no Brasil).

 

Já o professor Luís André Fumagalli foi premiado pela criação da disciplina “Processos Estratégicos de Desenvolvimento Sustentável”, que será oferecida em 2012 para alunos da graduação, pós-graduação e mestrado da FAE, como disciplina optativa de 36 horas/aula. A 11ª Feira de Gestão da FAE teve o patrocínio da Petrobras, HSBC, Sistema Fecomércio PR, Thá, Unimed Curitiba, Correios, Farmácias Nissei e BRDE.





Deixe seu comentário

Acompanhe Ricardo Amorim na mídia
Istoe

Artigos do Ricardo Amorim
/ LEIA

Manhattan Connection

Desde 2003, Ricardo é apresentador do Manhattan Connection, atualmente no canal Globo News
/ VEJA

Radio Eldorado

A economia pode ser um agente poderoso de transformação
/ CURTA


Opinião de Ricardo Amorim - Economista Independente