Feeds Ricardo Amorim Facebook Ricardo Amorim Twitter Ricardo Amorim Linkedin Ricardo Amorim Youtube Ricardo Amorim

Crescimento de países emergentes favorece o Brasil.

postado em Palestras


 

Crescimento de países emergentes favorece o Brasil, diz Ricardo Amorim

Jamille Menezes

24/09/2010

 

Para o economista Ricardo Amorim, presidente da Ricam Consultoria e apresentador do programa Manhattan Connection, a mudança que está acontecendo na economia mundial favorece cada vez mais o Brasil, que se tornou fornecedor de commodities para atender o consumo dos países emergentes como China e Índia.

Segundo Amorim, não só o fornecimento de matéria prima beneficia o Brasil, como o próprio crescimento destes países favorece o nosso consumo interno. “Atualmente quase tudo é fabricado na china, que é um país que tem muita oferta de mão de obra, o que faz com o que o custo seja baixo e a produção mundial seja transferida para lá. Desta forma, o custo de produção cai e o preço dos produtos também”, explica.

Com produtos mais baratos caem inflação, juros e aumenta o consumo. “O efeito disso é que já começou uma mudança do eixo de consumo que joga a nosso favor e como o desenvolvimento destes países deve levar mais algumas décadas, esse mundo vai ser favorável pra gente por um período bastante longo, diz Amorim”.

Com todo este consumo interno, o Brasil tornou-se também um país atraente para a abertura de empresas. Segundo Amorim, as empresas, sejam elas nacionais ou estrangeiras, estão ganhando mais dinheiro no Brasil do que no exterior.

“Atualmente, a Fiat vende mais automóveis aqui do que na Itália, a Volkswagen vende mais aqui do que na Alemanha, para a Unilever o Brasil é o segundo mercado do mundo, para Avon ele é o primeiro”, cita como exemplos. Ou seja, de acordo com ele, apesar de sermos mercados emergentes e menores, estamos crescendo mais e gerando mais lucros. É onde acontece a virada no consumo.





Deixe seu comentário

Acompanhe Ricardo Amorim na mídia
Istoe

Artigos do Ricardo Amorim
/ LEIA

Manhattan Connection

Desde 2003, Ricardo é apresentador do Manhattan Connection, atualmente no canal Globo News
/ VEJA

Radio Eldorado

A economia pode ser um agente poderoso de transformação
/ CURTA


Opinião de Ricardo Amorim - Economista Independente