Feeds Ricardo Amorim Facebook Ricardo Amorim Twitter Ricardo Amorim Linkedin Ricardo Amorim Youtube Ricardo Amorim

Economista Ricardo Amorim fala de cenário global.

postado em Palestras


Pessoas e Negócios

27/08/09

 

NOVAS FORÇAS MUNDIAIS

Economista fala de cenário global  

“Tudo o que depende de crédito vai explodir no Brasil nos próximos anos”. Esse foi um dos principais alertas do economista Ricardo Amorim durante evento para empresários em Fortaleza. Conhecido pelo trabalho de comentarista no programa Manhattan Connection, Amorim tem a rara habilidade de transformar macroeconomia em um assunto fácil de entender. 

Falando do tema, “O que mudou no universo”, o economista entusiasmou a platéia ao garantir que o Brasil teve um crescimento pequeno nas últimas décadas e por isso tem muito espaço para crescer. Segundo ele, ainda haverá um boom do consumo de massa no mundo e o Brasil está neste trem que será liderado pela China e Índia. Com a crise financeira mundial, houve uma mudança grande na direção do consumo que sai das mãos das classes média e alta e vai para os mais pobres. 

Durante o evento, apresentando pela jornalista Inácia Soares, outros temas relevantes para a gestão empresarial foram abordados. Sérgio Grisa falou da Gestão da Cadeia de Surpimentos (SCM – Suply Chain Management) e  SPED (Serviço Público de Escrituração Digital) foi o assunto da palestra de Jovanette de Tofol . O SPED, que deveria ter sido implatado nas empresas até o início deste ano, teve seu prazo prorrogado pelo governo federal e esse prazo está chegando ao fim: 30 de setembro. A plataforma Totvs, uma tecnologia desenvolvida pelo Grupo Totvs Up, foi assunto da apresentação de Márcia de Oliveira. A partir desse recurso, as empresas podem ter acesso a todos os recursos do e-learning e de uma consultoria técnica sem sair do escritório.

O debate entre empresários e executivos da Totvs foi a oportunidade para a plateia tirar dúvidas. Participaram os empresários Ronaldo Barbosa – diretor da Construtora Colm?ia, Henrique So?rez – diretor de Práticas de Gestão da Educadora Sete de Setembro e Fernando Cirino Gurgel – presidente da Durametal. Representando a Totvs estavam o presidente da companhia – Laércio Cosentino, Chesley Butteri – diretor da Totvs Consulting, Andr? Bretas – diretor de Produtos e Paulo Morais – diretor de Atendimento e Relacionamento da Totvs Ceará. Entre as principais perguntas estavam os rumos da empresa que resultou da união de várias marcas e produtos e como cortar custos usando o serviço de operador administrativo (terceirização). 

Fotos: Luiz Neto





Deixe seu comentário