Feeds Ricardo Amorim Facebook Ricardo Amorim Twitter Ricardo Amorim Linkedin Ricardo Amorim Youtube Ricardo Amorim

Economista Ricardo Amorim aponta oportunidades para MPEs em palestra no Fórum de Educação Empreendedora do SEBRAE-SP.

postado em Palestras


Site SEBRAE SP
10/2011
Por Sandra Motta

Andreoli MSL Brasil a serviço do Sebrae-SP

 

 

O economista Ricardo Amorim e a jornalista Salete Lemos participaram de evento que reuniu 200 pessoas e levou noções de macro e microeconomia.

 

O Brasil ocupa hoje, e continuará ocupando nos próximos anos, posição privilegiada em relação ao ambiente para a expansão e a geração de novos negócios, vivendo um cenário com as melhores oportunidades em muitas décadas, favorável ao crescimento do mercado interno e das MPEs. A análise positiva é do economista e colunista Ricardo Amorim, também um dos apresentadores do programa Manhatan Connection, da Globo News, que esteve em São Paulo nesta quinta-feira, 6/10, fazendo a palestra de abertura do “Fórum de Empreendedorismo” do Sebrae-SP.

 

Ana Maria Brasílio, coordenadora da equipe de desenvolvimento de produtos do Sebrae-SP, explica que o Fórum é uma das ações destinadas à promoção da cultura empreendedora nas instituições de ensino. O encontro, que contou ainda com talkshow mediado pela jornalista especializada em economia, Salete Lemos, e reuniu perto de 200 pessoas, é o primeiro de uma série que percorrerá o estado levando o debate sobre temas importantes para as micro e pequenas empresas e fomentando a educação empreendedora.

 

“O Fórum de Empreendedorismo é uma iniciativa desenvolvida pelo Sebrae- SP para difundir a cultura empreendedora em municípios do Estado, como forma de fortalecer o ambiente empresarial, visando à criação de MPEs e o aumento de sua competitividade – prioridades estratégicas do nosso PPA (plano plurinanual) de 2011”, destaca Ana Maria.

 

Os principais objetivos são: a troca de experiências entre os participantes; oferta de depoimentos sobre os temas tratados; compartilhamento de novas ideias para empreender; criação e fortalecimento de redes de relacionamento entre os participantes e abertura de acesso às novas tendências em educação e empreendedorismo.

 

Além de debater com a platéia – composta de diretores de escola, professores, coordenadores educacionais, empreendedores e futuros empreendedores – sobre oportunidades de negócios, inclusive as que surgirão com a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas em 2016, e sem perder de vista os gargalos em infraestrutura e a necessidade de investimentos, Amorim e Salete falaram sobre questões estruturais do país, como saúde e educação, e sobretudo da conjuntura econômica interna e externa. E levando em conta não apenas a realidade de grandes companhias, mas também das MPEs, que são mais de 98% dos empreeendimentos no Brasil.

 

“A valorização do Brasil e de outros emergentes, como China e Índia, beneficiam principalmente os pequenos empreendimentos. Toda nação hoje quer ter um crescimento ‘chinês’. Mas em alguns setores o Brasil cresce mais que a China. É o caso das micro e pequenas empresas”, disse Amorim.

 

Joaquim Batista Xavier Filho, gerente do Sebrae-SP Capital Leste, que apresentou o evento, lembrou que os próximos encontros acontecem em Sorocaba (26/10 -Tendências de Negócios) e Presidente Prudente (27/10 -Redes Sociais).

 

O empresário Antônio Gallucci, dono de uma pequena empresa de serviços de reforma elétrica, hidráulica e de jardinagem na Zona Oeste, aberta há poucos meses, disse que o fórum ajudou a enxergar melhor as perspectivas do Brasil e injetou uma dose extra de confiança. “É importante olhar para o cenário global e ver que há riscos para empreender, mas também muitos sinais positivos”.

 

A professora Maria Helena Berlinck Martins, coordenadora do programa Escola da Família, da secretaria estadual de Educação, também gostou de participar. “Muita boa a palestra do Amorim. Gostei demais da oportunidade de pensar um pouco mais sobre o Brasil dos “negócios” e das oportunidades”.

 





    Sandra G. Vieira disse:
    29 de junho de 2016 às 8:31

    Bom dia, esse projeto é muito bom e importante para imigrantes e refugiados. Pois sou casada com imigrante e vejo a dificuldades de encontrar empregos e o preconceito com estrangeiros, principalmente negros. Esse projeto abrangerá até Cuiabá-MT?



Deixe seu comentário

Acompanhe Ricardo Amorim na mídia
Istoe

Artigos do Ricardo Amorim
/ LEIA

Manhattan Connection

Desde 2003, Ricardo é apresentador do Manhattan Connection, atualmente no canal Globo News
/ VEJA

Radio Eldorado

A economia pode ser um agente poderoso de transformação
/ CURTA


Opinião de Ricardo Amorim - Economista Independente