Feeds Ricardo Amorim Facebook Ricardo Amorim Twitter Ricardo Amorim Linkedin Ricardo Amorim Youtube Ricardo Amorim

Matéria sobre a palestra Cenário Macroeconômico e Tendências

postado em Palestras


Goodyear – Mão na roda

07/2013

 

CENÁRIO MACRO-ECONÔMICO E TENDÊNCIAS

 

A programação do segundo dia de Convenção contou com a palestra de Ricardo Amorim – apresentador do Manhattan Connection da Globonews, colunista da Revista IstoÉ, e presidente da Ricam Consultoria; que falou sobre Cenário Macroeconômico e Tendências. De forma bem-humorada e leve, Ricardo relembrou as mudanças econômicas ocorridas no mundo nos últimos 10 anos. Da entrada da China na OMC – Organização Mundial de Comércio, que virou o mundo de cabeça para baixo; passando pela crise americana em 2008 e a crise europeia iniciada em 2011.

 

Segundo Ricardo, a revolução comercial chinesa embalou os demais mercados emergentes que, historicamente, aprenderam a sobreviver às crises – de “marolas a tsunamis”. Centenas de milhões de chineses, indianos e brasileiros estão ascendendo economicamente, gerando a explosão de consumo. “Hoje, a China registra um grande êxodo do campo para as cidades, o que requer aumento de investimentos em infraestrutura; reduz do custo de mão de obra global – já foram mais de 400 milhões de pessoas; aumenta o consumo de matérias-primas e a importação chinesa de alimentos”.

 

Neste contexto, o Brasil destaca-se como segundo maior país exportador da cadeia do agronegócio. Prova disso são os números: o agronegócio rendeu ao país um superávit de US$ 89 bilhões nos últimos 12 meses. “Por consequência, as cidades do interior do Brasil cresceram mais do que as capitais. Além disso, registramos 40% das áreas agricultáveis ainda não plantadas disponíveis no planeta”, cita Ricardo.

 

OPORTUNIDADES E DESAFIOS PARA O BRASIL

 

“Nos últimos 10 anos, o Brasil cresceu apesar do Brasil, ou seja, mesmo com sistemas de ensino e saúde deficitários, baixos investimentos em infraestrutura, alto índice de corrupção, grande carga tributária – o Brasil é o 3º país emergente que mais cobra impostos no mundo, o PIB brasileiro medido em dólares multiplicou-se por cinco”, explica Ricardo.

 

Este crescimento econômico fez surgir uma nova classe média. São 59 milhões de brasileiros que emergiram àsclasses A, B e C nos púltimos 7 anos e se tornaram potenciais compradores de automóveis e, consequentemente, de pneus. Em maio, o Brasil registrou a maior venda de veículos de sua história, foram vendidos 316.264 automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus.

 

O novo cenário também propõe desafios e um novo modelo de desenvolvimento, que inclui trazer talentos de fora do país, investir em infraestrutura e estimular a produção, por meio de automoção, tecnologia, inovação do parque industrial e treinamento e capacitação da equipe.

 





    Luciana Moura disse:
    6 de março de 2015 às 21:37

    Olá

    Afinal o Brasil está passando por uma crise financeira, ou não?



Deixe seu comentário

Acompanhe Ricardo Amorim na mídia
Istoe

Artigos do Ricardo Amorim
/ LEIA

Manhattan Connection

Desde 2003, Ricardo é apresentador do Manhattan Connection, atualmente no canal Globo News
/ VEJA

Gazeta do Povo

Em 2017, Ricardo iniciou uma parceria com a Gazeta do Povo. Clique e confira.
/ VEJA

Radio Eldorado

A economia pode ser um agente poderoso de transformação
/ CURTA


Opinião de Ricardo Amorim - Economista Independente