Feeds Ricardo Amorim Facebook Ricardo Amorim Twitter Ricardo Amorim Linkedin Ricardo Amorim Youtube Ricardo Amorim

Matéria sobre palestra de Ricardo Amorim sobre perspectivas econômicas na HSM ExpoManagement

postado em Palestras


11/2014

Segs

 

O Economista Ricardo Amorim, presidente da consultoria econômica Ricam e um dos apresentadores do programa “Manhattan Connection”, da Rede Globo, participou, na manhã desta segunda-feira (3), do HSM ExpoManagement 2014. Amorim falou para uma plateia de executivos sobre o cenário brasileiro no próximo ano. Confira os principais pontos da palestra nas notas curtas, abaixo:

 

Por que parou, parou por que?

 

“Por que o Brasil não cresceu como os demais países emergentes nos últimos quatro anos? Tinha uma Dilma no meio do caminho, no meio do caminho tinha uma Dilma”, afirmou o economista Ricardo Amorim, arrancando risos dos executivos presentes ao HSM ExpoManagement 2014. Em sua palestra, Amorim fez uma análise da performance da economia mundial nas últimas décadas, com foco na comparação entre o desempenho do Brasil e do resto do mundo. Também analisou os motivos do menor crescimento nos últimos anos e comentou as perspectivas para o segundo mandato da presidente Dilma.

 

Dois caminhos para Dilma

 

Para o economista e apresentador do programa Manhattan Conection, a presidente percebeu, com o resultado da eleição, que precisa mudar os rumos da política econômica. “Eu não tenho nenhuma dúvida que Dilma vai mudar a política econômica. O que eu não sei é para que lado ela vai mudar”, afirmou Ricardo Amorim. Segundo ele, as mudanças tanto podem ser no sentido de maior intervencionismo do governo na economia ou no sentido oposto, como a recente medida de aumento na taxa de juros parece indicar. “Ela é inteligente e sabe que precisa reconquistar a confiança”, disse Amorim.

 

Riscos e oportunidades

 

Para Amorim, o novo governo precisa sinalizar um choque de confiança para o mercado. A situação política instável, com o escândalo em torno da Petrobras, e um possível regime hídrico desfavorável neste verão, apontando para um racionamento de energia em 2015, são os maiores riscos para o início do mandato de Dilma. Segundo o economista, a receita para reconquistar a confiança passa por uma política agressiva de estimulo à produção e aumento da produtividade, para recolocar o Brasil na rota do crescimento.

 

Sem bolha

 

Amorim revelou que tem feito pesquisas sobre o mercado imobiliário brasileiro e garantiu que não há qualquer risco de uma bolha estar sendo inflada ou estourar neste momento ou nos próximos anos.

 

Sobre a HSM Educação Executiva

 

A HSM Educação Executiva é referência nacional em conhecimento de gestão. Nasceu no Brasil há mais de 20 anos, com o propósito de oferecer conteúdos de excelência na gestão de empresas e experiência única e diferenciada através de seus produtos, em múltiplas plataformas. A HSM Educação Executiva antecipa necessidades de conhecimento, vincula ideias inovadoras a experiências bem-sucedidas e estabelece a conexão entre os executivos brasileiros e os principais conteúdos mundiais do management.

 
 





Deixe seu comentário

Acompanhe Ricardo Amorim na mídia
Istoe

Artigos do Ricardo Amorim
/ LEIA

Manhattan Connection

Desde 2003, Ricardo é apresentador do Manhattan Connection, atualmente no canal Globo News
/ VEJA

Radio Eldorado

A economia pode ser um agente poderoso de transformação
/ CURTA


Opinião de Ricardo Amorim - Economista Independente