Feeds Ricardo Amorim Facebook Ricardo Amorim Twitter Ricardo Amorim Linkedin Ricardo Amorim Youtube Ricardo Amorim

Economista Ricardo Amorim palestrará no 4º Congresso de RH do ABC sobre Gestão de RH como diferencial estratégico no Brasil que dá certo.

postado em Palestras


Portal SEGS

Leandro Rastelli

 

Maior evento de Recursos Humanos da região do ABC deve reunir mais de 4 mil pessoas nos dias 6 e 7 de outubro, em São Bernardo do Campo.

 

Com o tema “Brasil Humano – Cidadania, Criatividade, Gestão e Realização”, a Associação dos Gestores de RH do ABC (AGERH) promove nos dias 6 e 7 de outubro, no Cenforpe, em São Bernardo do Campo, SP, o 4º Congresso de Recursos Humanos do ABC. A proposta da edição deste ano é discutir as práticas que, recentemente, fizeram do Brasil modelo de gestão empresarial e de cidadania e se tornaram exemplo para o mundo. 

Durante décadas, o Brasil sofreu influência de modelos empresariais americanos, europeus e japoneses, pois eram considerados infalíveis. Entretanto, com a crise mundial que atingiu as grandes economias globais no final de 2008, o país mostrou sua capacidade de superar o caos econômico, ancorado em um PIB sustentável e em soluções criativas, dando ao mundo uma lição de gestão, cidadania e realização.

 “Passamos a ser vistos como a ‘bola da vez’. Percebemos que o Brasil dá certo porque temos empresas sólidas, recursos humanos capazes, classes sociais em ascensão, biodiversidade e recursos naturais em abundância”, analisa Paulo Nobre, presidente da AGERH. Ele destaca também o fato de o ambiente corporativo brasileiro ter recebido influência de uma variedade de culturas organizacionais e ter adaptado essas práticas às necessidades do país. “Ao longo de décadas estamos aperfeiçoando um modelo de gestão voltado para a sustentabilidade, pois entendemos que por meio de uma nação ‘cidadã’ poderemos construir um mundo melhor”, afirma.  

 Entre os destaques da programação estão as quatro palestras que irão analisar o tema central.  O professor e consultor de empresas Stephen Kanitz falará sobre “Cidadania”, a especialista em economia criativa e desenvolvimento sustentável Lala Deheinzeli abordará os principais aspectos da “Criatividade”. Já os subtemas “Realização” e “Gestão” serão debatidos pelo professor Luiz Marins e pelo economista Ricardo Amorim, respectivamente.

 Os congressistas também irão assistir à apresentação dos cases “Gestão pela Gestão”, da professora Paulette Albéris Alves de Melo, e “Expressões da Criatividade”, de Mauro Miaguti, diretor titular do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) em São Bernardo do Campo. Seguindo sua vocação cultural, o evento ainda conta com intervenções teatrais, música e dança.

 Expo RH

 Simultaneamente ao Congresso, acontece a Expo RH, vitrine de oportunidades e inovações em produtos e serviços para o mercado de gestão em pessoas. Considerada a maior do segmento na região do Grande ABC, a feira tem entrada gratuita e, segundo expectativa dos organizadores, deve receber mais de 70 expositores de variados segmentos.

 “A Expo RH vem se consolidando como um local propício para a expansão de networking e troca de conhecimento. Além disso, promove oportunidades para fornecedores de produtos, serviços, soluções e inovações na área de gestão de pessoas, com ampla possibilidade para a expansão e realização de negócios”, destaca Paulo Nobre.

 

Serviço:

 4° Congresso de Recursos Humanos do ABC

Dias: 6 e 7 de outubro

Local: CENFORPE/ São Bernardo– Avenida Dom Jaime de Barros Câmara, saída Km 20,5 da Via Anchieta, sentido São Paulo – Santos

 Horários:

 Congresso: 6 e 7 – das 8h às 17h30

 Expo RH: 6 e 7 – das 8h às 20h

 

Sobre a AGERH

 Fundada em março de 2009, a Associação dos Gestores de RH (AGERH) é formada por quatro grupos de profissionais da área de recursos humanos que atuam em empresas do ABC: Grupo de Administração, Pesquisa e Estudos de Remuneração (GAPER), Grupo Bandeirante de Profissionais de Recursos Humanos (GRUBASE), Integração em Treinamento e Desenvolvimento (INTED), e União de Recursos Humanos (UNIRH). A AGERH tem como meta promover a cultura e o conhecimento no ambiente corporativo, por meio da difusão das melhores práticas e principais tendências do cenário nacional e internacional em gestão de pessoas.





Deixe seu comentário

Acompanhe Ricardo Amorim na mídia
Istoe

Artigos do Ricardo Amorim
/ LEIA

Manhattan Connection

Desde 2003, Ricardo é apresentador do Manhattan Connection, atualmente no canal Globo News
/ VEJA

Radio Eldorado

A economia pode ser um agente poderoso de transformação
/ CURTA


Opinião de Ricardo Amorim - Economista Independente