Feeds Ricardo Amorim Facebook Ricardo Amorim Twitter Ricardo Amorim Linkedin Ricardo Amorim Youtube Ricardo Amorim

Matéria sobre palestra “O mundo de cabeça para abaixo – Cenários e tendências econômicas para 2012″

postado em Palestras


SEGPLAN – Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento de Goiás
01/02/12
Comunicação Setorial – Segplan

 
Ciclo de Seminários discute potencialidades de Goiás e do Brasil
 
“Temos que ter um estado a serviço do desenvolvimento, temos que ter investimentos em favor do interesse público para aproveitar as oportunidades que estão postas no mundo”, afirmou o secretário de Gestão e Planejamento, Giuseppe Vecci, após a palestra do do economista Ricardo Amorim, nesta terça-feira (31/01). O evento realizado pela Escola de Governo da Segplan em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás) marcou o início do Ciclo de Seminários 2012, conjunto de ações que têm por objetivo levar aos empresários informações sobre a conjuntura nacional e internacional.
 
Ricardo Amorim, durante a palestra “O mundo de cabeça para abaixo – Cenários e tendências econômicas para 2012 e oportunidades para micro e pequenas empresas”, apresentou aos cerca de 600 participantes do evento, como a urbanização na China e em outros países emergentes inverteu a lógica da economia mundial e a forma como a conjuntura econômica dos países desenvolvidos definiu a força daqueles em desenvolvimento.
 
Giuseppe Vecci fez questão de salientar as vantagens do estado de Goiás durante este bom momento da economia brasileira tanto no agronegócio quanto na posição geográfica do estado. “É necessário que façamos o dever de casa, como os chineses fizeram. Temos que atrair investimentos e criemos condições de desenvolver no que for de interesse público, com o capital de onde vier”, afirmou.
 
Durante a fala, Ricardo Amorim explicou, com abundância de dados, linguagem acessível e recursos visuais, como os países emergentes conseguiram o interesse de investidores em todo o mundo e como aproveitar as oportunidades. Explosão do preço das commodities, crise na Europa e biocombustível competitivo foram outros assuntos abordados.
 
O diretor-superintendente do Sebrae, Manoel Xavier, salientou a importância destes encontros e anunciou que eles acontecerão mensalmente em Goiânia, bimensalmente em Anápolis e a cada três meses em cidades do interior de Goiás. O evento foi seguido de debate, quando os participantes puderem sanar dúvidas sobre os rumos da economia mundial e as potencialidades brasileiras, como o agronegócio e a exploração de petróleo da camada pré-sal.
 
A fala do economista é bastante esperada, pois Amorim parece capaz de ‘prever’ para onde caminha o mercado mundial. Tanto que Amorim antecipou as crises Elétrica brasileira (2001), Imobiliária americana (2008) e Européia (2010). De forma que o economista conta ainda que as dificuldades econômicas nos países ricos vão persistir. Por outro lado, ele considera que as oportunidades de negócios no Brasil na próxima década podem ser as melhores da história.
 
Formado pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-graduação pela ESSEC (École Superièure des Sciences Economiques et Commerciales/Paris/França), Amorim viveu 8 anos em Nova York (EUA), retornando ao Brasil em 2008. No ano seguinte, depois de 20 anos de carreira no mercado financeiro internacional, o economista montou a Ricam Consultoria, empresa prestadora de assessoria econômico-financeira, investimentos e estratégia. Desde o ano 2003, Amorim é um dos apresentadores do programa ‘Manhattan Connection’ do canal Globonews, e colunista da Revista IstoÉ.
 
O projeto Ciclo de Seminários faz parte do Programa Horizontes para Gestão do Sebrae Goiás, lançado durante o Mês da MPE – outubro de 2011. A ação integra iniciativa privada, governo e terceiro setor para o debate de temas que promovam o desenvolvimento do Estado, principalmente relacionados às Micro e Pequenas Empresas (MPE).
 





    Paulo Ramasauskas disse:
    2 de fevereiro de 2012 às 15:24

    Não significa que o Brasil deu certo; apenas um período de crescimento tardio…

    Abraço.



Deixe seu comentário

Acompanhe Ricardo Amorim na mídia
Istoe

Artigos do Ricardo Amorim
/ LEIA

Manhattan Connection

Desde 2003, Ricardo é apresentador do Manhattan Connection, atualmente no canal Globo News
/ VEJA

Radio Eldorado

A economia pode ser um agente poderoso de transformação
/ CURTA


Opinião de Ricardo Amorim - Economista Independente