Existe algum setor que deve sair fortalecido após essa crise? O que aproveitar depois de momentos tensos na economia? #RicardoResponde
postado em #RicardoResponde
Um setor que claramente deveria sair fortalecido passada a crise é a indústria. Há 11 anos, a produção da indústria brasileira cresce menos do que as vendas do varejo em função de polÃticas econômicas que privilegiavam apenas o consumo e não a produção. Precisamos retomar polÃticas que melhorem nossa competitividade.
No dia 2 de agosto de 2011, ele lançou o Programa Brasil Maior, voltado a aumentar a competitividade da indústria através de maior intervenção governamental. Desde então, a indústria encolheu. Desde o ano passado, o PIB também encolheu.
A estagnação reforçou ao menos três lições fundamentais. Primeiro, planejamento e gestão são imprescindÃveis se não quisermos viver novas crises hÃdrica, hidrelétrica e outras. Segundo, um Brasil mais competitivo, rico e justo requer um Estado menor, menos oneroso à sociedade e mais eficiente. Terceiro, combater implacavelmente a corrupção é função de todo e qualquer governo e deve ocorrer em três frentes.
Para diminuir o volume de recursos acessÃvel aos mal intencionados, precisamos reduzir o tamanho do Estado, sua participação direta na economia e os impostos. Segundo, a transparência das contas e negócios do setor público deve ser total para que a corrupção seja menor. Por fim, quando houver corrupção, as punições têm de ser draconianas.
Se o governo, as empresas e cada um de nós aproveitarmos estas oportunidades, este momento difÃcil da economia não terá sido perdido.