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Qual a recomendação que você daria aos agricultores e empresários do setor agrícola diante das circunstâncias atuais de economia e mercado? #RicardoResponde

postado em #RicardoResponde


Independentemente do setor, há uma grande oportunidade de se fazer ajustes que permitirão um crescimento mais acelerado e sustentado quando a situação econômica melhorar. Nos períodos de bonança, o barco se move rapidamente sem que sequer tenhamos de cuidar de suas velas. Tornamo-nos displicentes, preguiçosos e acomodados. Com a economia crescendo 5% a.a. em média entre 2004 e 2008, dezenas de milhões de brasileiros sendo incorporados aos mercados de trabalho e de consumo e a demanda por produtos brasileiros no exterior batendo recordes, salários subiam acima da inflação, os lucros das empresas cresciam e os desequilíbrios das contas públicas pareciam controlados, apesar de corrupção e gastos galopantes.
 
cessar dos ventos, ou neste caso do crescimento, expôs a insustentabilidade destas situações. Salários só sobem acima da inflação se a produtividade cresce. Para ganhar mais, o trabalhador tem de produzir mais. Caso contrário, seu produto ou serviço ficará cada vez mais caro e acabará não sendo mais comprado, a empresa perderá dinheiro e o trabalhador, o seu emprego. Sem nenhum programa nacional amplo e profundo de  automação e qualificação de mão de obra, a produtividade brasileira estagnou desde 2011. É responsabilidade do governo e de cada empresa criar programas assim, mas, se queremos ganhar mais, também cabe a  cada um de nós nos qualificarmos independentemente das políticas do governo e das empresas em que atuamos.
 
Nas empresas, o período de bonança levou muitas a esquecerem seus propósitos e focarem em ganhos de curto prazo. Adeus inovações, melhoria de processos, produtos e serviços ou geração de oportunidades de crescimento para seus colaboradores.
 
As empresas que se perpetuam são aquelas capazes de se fortalecerem em ambientes desafiadores. Nos períodos de seca, os erros das épocas de abundância são expostos. Se corrigidos, o sucesso das empresas a longo prazo será garantido.
 
Enfim, é hora de controlar custos, evitar endividamentos excessivos e focar em inovações que melhorem a atratividade dos produtos e serviços que a empresa oferece para que ela saia fortalecida da crise.
 
 





    Eva Catalina disse:
    7 de maio de 2015 às 9:17

    Ricardo Amorim.Pensamos, que o setor da tecnologia agrícola deve não só inovar seus produtos, é oferecer também bons produtos para o mercado. Por exemplo, o Brasil tem uma gama grande de tipos de bananas, mais sua produção deixa muito a desejar…não sabemos si os produtores não se preocupam por caprichar seu cultivo,ou as transportadoras ou a sua tecnologia na sua apresentação ao mercado interno e externo sua tecnologia deveria melhorar.Sua produção é muito grande no Brasil mais ainda o mercado Equatoriano ganha na sua mostra impecável da produção de seus plátanos no mercado internacional. Seria bom conhecer a tecnologia q usam os Equatorianos na produção de bananas. Assim o Brasil pode inovar sua técnica na produção,coleta e apresentação ao mercado. Seria um ‘progresso’neste cultivo. Somos fun de vocé! O abraço. Eva



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