06/2025
Carol Polidoro / UPIARA
O último dia do Summit Cidades foi marcado por uma programação inspiradora — e, mesmo com a forte chuva que caiu durante o dia, o CentroSul esteve lotado para a palestra. Coube ao economista Ricardo Amorim, um dos nomes mais influentes do país, subir ao palco com a conferência “O Brasil e o Mundo em Transformação: Economia, Inovação e o Futuro”.
Eleito o economista mais influente do Brasil e listado entre as 100 pessoas mais influentes do país pela Forbes, Ricardo trouxe uma visão afiada sobre os caminhos que as cidades precisam trilhar para se tornarem mais inteligentes e eficientes. A palestra uniu dados, provocações e conselhos práticos, voltados principalmente aos gestores públicos.
Ricardo ressaltou que o maior definidor de sucesso na gestão municipal não é o volume de recursos disponíveis, mas o bom uso deles. “Não é o quanto você tem, é como você usa. Isso muda tudo”, afirmou. Ele destacou que cidades inteligentes são aquelas que colocam a tecnologia a serviço das pessoas, melhorando qualidade de vida, conectividade e gestão pública.
A inteligência artificial foi um dos principais temas da fala. “Inteligência artificial só é tão boa quanto você é capaz de pedir pra ela”, disse, chamando atenção para a importância do conhecimento humano no processo. Ele apresentou estudos que mostram como a performance aumenta significativamente quando humanos e IA trabalham juntos.

“Usando IA, qualquer um tem condições de fazer hoje coisas que antes eram inimagináveis. De municípios a grandes empresas”, afirmou o economista, defendendo que a tecnologia pode — e deve — ser usada por cidades de todos os portes, desde que exista vontade política e visão de futuro.
Ao final, Ricardo Amorim fez uma provocação poderosa aos gestores municipais:
“Como, no meio disso tudo, vocês podem cumprir a missão de melhorar e mudar a forma de vida nas suas cidades? Cada cidade tem suas características próprias, mas tem uma coisa em comum: não se deixem limitar pelo hoje do que são as cidades do futuro. Pensem grande, façam grande!”
Com essa mensagem, o Summit Cidades chegou ao fim, reforçando seu papel como espaço de diálogo, inovação e transformação para o presente e o futuro das cidades brasileiras.

Quer receber meus artigos por e-mail? Cadastre-se aqui.