Sem dúvida, no longo prazo o lucro é função da competitividade e produtividade da empresa. Em períodos mais curtos, muitas vezes é possível garantir lucros maiores apenas com cortes de custos ou foco em oportunidades passageiras. No Brasil, recentemente, o período de bonança levou muitas empresas a esquecerem seus propósitos e focarem em ganhos de curto prazo. Adeus inovações, melhoria de processos, produtos e serviços ou geração de oportunidades de crescimento para seus colaboradores.
As empresas que se perpetuam são aquelas capazes de se fortalecerem em ambientes desafiadores. Nos períodos de seca, os erros das épocas de abundância são expostos. Se corrigidos, não apenas a sobrevivência, mas o sucesso das empresas em longo prazo será garantido. Aliás, é a própria depuração que aumentará as oportunidades para as empresas sobreviventes, que sofrerão menor competição após a depuração do mercado e terão condições de expandir sua lucratividade.
Ricardo Amorim projeta economia brasileira para os próximos anos
04/2024 Blog do Prisco A primeira manhã de trabalhos do Encontro Nacional das Empresas de Asseio e Conservação 2024 foi marcada por palestras sobre economia