Um estudo recente do FMI revelou que, no Brasil, aumentos no salário mínimo, ao invés de reduzir, aumentaram a desigualdade de renda.
Embora diminuam a desigualdade no mercado formal de trabalho, aumentos do salário mínimo empurram muitos trabalhadores para o mercado informal, onde não há proteção trabalhista nenhuma, nem salário mínimo. Atualmente, quase 40 milhões de trabalhadores, quase 40% de todos os trabalhadores, estão no mercado informal.
Isso faz com que, paradoxalmente, a desigualdade, no Brasil, aumente quando o salário mínimo sobe. De acordo com o estudo, no período estudado, a desigualdade cresceu 6% por conta dos aumentos do salário mínimo, que jogaram milhões de trabalhadores no mercado informal.
Isso significa que os salários não podem subir, no Brasil? De jeito nenhum, mas a forma de fazer os salários de todos os brasileiros subirem, não apenas dos mais pobres, é aumentando a produtividade de todos os trabalhadores brasileiros e isso pode ser feito através de educação e um uso mais intensivo de máquinas e tecnologia.
Podcast: Play in new window | Download
Gostou do episódio? Avalie e mande o seu comentário aqui na plataforma.
MINHAS REDES SOCIAIS:
– Instagram: http://bit.ly/ricamnoinsta
– Telegram: https://t.me/ricardoamorimoficial
– Twitter: http://bit.ly/ricamnotwitter
– Youtube: http://bit.ly/youtubericam
– Facebook: http://bit.ly/ricamnoface
– Linkedin: http://bit.ly/ricamnolinkedin
Mande suas sugestões para marketing@ricamconsultoria.com.br
COTAR PALESTRA:
CRÉDITOS: