Palestrante Ricardo Amorim fala sobre perspectivas econômicas para clientes ACAV.

ACAV investe R$ 21 milhões em 2010 para capacitação da Rede VWCO

09 de Novembro de 2010
Em encontro realizado para os Dirigentes de Vendas da Rede, ACAV fez um balanço sobre os investimentos realizados neste ano

Fazer a diferença em um mercado tão competitivo como o de caminhões e ônibus é primordial para conquistar os clientes. A ACAV (Associação Brasileira dos Distribuidores Volkswagen Caminhões e Ônibus), para manter a liderança da marca nesse segmento, investe continuamente na Rede VWCO. Em 2010, esse valor foi de R$ 21 milhões, aplicado nos eventos de atualização corporativa e de formação continuada que, em nove anos, contou com cerca de 12 mil participantes, em 61 encontros realizados em 1.400 horas aplicadas. Além disso, o investimento é utilizado para ampliação e atualização da infraestrutura de TI, no programa de atualização de equipamentos operacionais dos departamentos de peças, assistência técnica e vendas.

O balanço dos investimentos realizados no ano foi apresentado pela ACAV durante o 10º Encontro Nacional dos Dirigentes de Vendas da Rede VWCO. Com o tema “Um novo grande desafio para você conquistar”, o evento teve como objetivos preparar a Rede para atuar no novo segmento em que a MAN Latin America vai entrar em 2011, com a chegada dos novos veículos extrapesados MAN, além de ressaltar a importância da formação continuada para manter o crescimento no mercado brasileiro.
“Companhias que têm portfólio variado, profissionais treinados e vontade de fazer o trabalho dar certo com competência e atitude estão sempre à frente. Nós da ACAV, assim como o Banco Volkswagen e a MAN Latin America, temos que manter esses diferenciais”, comenta Sérgio Zonta, presidente da ACAV.
O primeiro palestrante do evento foi o economista Ricardo Amorim. Em sua apresentação, Amorim destacou a mudança do eixo de consumo, que deixou para trás os países ricos e se voltou para os em desenvolvimento. Essa nova ordem da economia mundial favorece esses países, principalmente China, Índia e Brasil que, em 2010, vai ter o terceiro maior crescimento mundial do PIB. O palestrante também destacou a expansão das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil e de setores como construção civil, agronegócios e turismo.
Durante o encontro, a MAN Latin America apresentou as metas de produção até o final do ano. No segmento de caminhões, a expectativa da Fábrica é atingir 46 mil unidades, o que corresponde a 29,7% do mercado total, projetado em 160 mil. No setor de ônibus, a previsão é de 8 mil veículos, representando 29% do total de 30 mil unidades produzidas. Além dos números, a MAN anunciou que o Brasil será o Centro de Desenvolvimento de Ônibus do Grupo MAN para países emergentes.
O Banco Volkswagen marcou presença no evento. A instituição financeira mostrou os resultados conquistados até setembro. O Banco alcançou uma carteira de R$ 7 bilhões e o Finame foi o produto mais procurado, com 90% de participação.
A jornalista Claudia Matarazzo também participou do ciclo de palestras com o tema “Etiqueta e Tratamento com o cliente”. O foco foi o relacionamento profissional e interpessoal como uma ferramenta importante de atendimento. Claudia ressaltou o impacto da comunicação não verbal no momento da venda, destacando o quanto é fundamental estreitar o relacionamento com o cliente de uma forma agradável e espontânea, sempre com uma postura profissional.
Na sequência, o professor Luiz Marins apresentou informações sobre o mercado econômico mundial e dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), que apontam o Brasil como o quarto maior mercado de veículos do mundo e o sexto maior produtor de veículos, com 25 fabricantes. Focando o potencial do mercado brasileiro, Marins despertou a atenção dos presentes para as mudanças no perfil do cliente e como conquistá-lo, mostrando o quanto o atendimento com excelência e a qualidade do produto são essenciais para que essa captação aconteça.
O palestrante Alfredo Rocha encerrou o encontro com a apresentação “Motivando todos para a venda”. Rocha falou sobre um novo mundo que surge, com clientes cada vez mais exigentes. Explicou que, para acompanhar essa evolução mundial, existe a necessidade de um líder motivador para conseguir o máximo de desempenho da equipe, além de uma postura pró-ativa. No final da palestra, Rocha ressaltou que vender com sucesso é um processo de servir com qualidade e conquistar pessoas, sendo esse o grande desafio a ser alcançado.
A ACAV (Associação Brasileira dos Distribuidores Volkswagen Caminhões e Ônibus) representa os 145 concessionários Volkswagen Caminhões e Ônibus do Brasil. Foi fundada em 1981 e seu atual presidente é Sérgio Dante Zonta. A sede própria da entidade está localizada na Av. Indianópolis, 2.422, São Paulo, SP.

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