A hora e a vez das MPEs no Brasil
Agência Luz/Marcos Mendes
“Empreendedorismo e capacitação profissional nas MPEs” foi o tema da palestra do economista e jornalista Ricardo Amorim, realizada durante a primeira edição da Feira do Empreendedor, no espaço Arena Conhecimento 3, no Expo Center Norte.
“A oportunidade está aqui e não fora, pois temos espaço para plantar as necessidades da população mundial, como as matérias-primas para a produção de alimentos e do combustível”, explicou o economista.
Segundo ele, os setores de agronegócio e serviços serão os que mais devem crescer nos próximos 20 anos no País. “Os produtos e serviços voltados para a massa e os que dependem de crédito, como os setores da construção civil e de automóveis, devem garantir o desenvolvimento do Brasil e, todos estão voltados para o varejo, onde está a oportunidade de negócio das micro e pequenas empresas”, acrescentou.
Dono de restaurante há quatro anos, em Ituverava, Fábio dos Santos, disse que valeu a pena visitar a feira e assistir a palestra de Ricardo Amorim. “Depois dessa análise, fiquei mais empolgado para investir na minha empresa, já que ela faz parte do setor que está entre os três que mais crescem no País”, disse o empresário, que deve inaugurar até o final desse ano mais um restaurante na sua cidade.
A baiana Rosivânia Alves de Araújo, que está em São Paulo há dez anos, disse que ficou mais confiante para investir no seu negócio, voltado para o setor de beleza. “Foi muito bom ter acesso a esse tipo de informação, e estou me sentindo mais atualizada sobre a economia e as oportunidades nos negócios”, ressaltou.