ACISSP comemora 67 anos com palestra com o economista Ricardo Amorim - Ricam Consultoria
Acissp

ACISSP comemora 67 anos com palestra com o economista Ricardo Amorim

As comemorações da data foram realizadas no Ouro Verde Tênis Clube em um evento que reuniu ainda o Professor Neumar Malheiros da UFLA Paraíso

08/2025

Jornal do Sudoeste / Divulgação

A ACISSP comemorou seus 67 anos de fundação com evento no Ouro Verde Tênis Clube, quinta-feira dia 21 de agosto. Na oportunidade foram realizadas as palestras com o Professor Neumar Malheiros da UFLA Paraíso e com a o economista Ricardo Amorim.

As comemorações contaram com estrutura acolhedora para receber os associados e pessoas que compareceram. O salão do clube foi preparado para que os participantes do evento pudessem interagir, fazer networking e receber as informações que foram passadas pelos palestrantes.

Na abertura do evento, o presidente da ACISSP/CDL Dr. Matheus Colombaroli, deu as boas vindas aos presentes e destacou o papel da associação como promotora de desenvolvimento local e a busca da gestão, presidida por ele, em promover o conhecimento. “O conhecimento e a informação precisam chegar a todos e temos buscado isso em nossa atuação promovendo cursos, qualificações e treinamentos. Escolhemos hoje comemorar o aniversário da ACISSP trazendo conhecimento com duas palestras importantíssimas com o Professor Neumar Malheiros e com Ricardo Amorim. Essa busca de compartilhamento de conhecimento será uma máxima cada vez mais presente em nossa gestão”, comentou o presidente da ACISSP/CDL.

Na sequência, o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Nossocredito, Dr. Leonardo Lima Diogo, destacou a parceria e a importância da ACISSP/CDL na comunidade paraisense. “O Sicoob Nossocredito é parceiro de primeira hora da ACISSP e tenho uma intensa alegria em estar hoje comemorando os 67 anos da associação”, frisou.

A primeira palestra da noite foi com o professor da UFLA (Universidade Federal de Lavras), campus Paraíso, Neumar Malheiros, que é Doutor em Ciência da Computação pela UNICAMP, professor na área de Sistemas de Computação na UFLA desde 2011, com ênfase em redes de computadores e sistemas distribuídos. Tem experiência com atividades de ensino e coordenação de projetos de pesquisa e inovação, em tópicos como arquitetura de soluções de TI, aplicações blockchain e Internet das Coisas.

Ele abordou o tema: Os novos serviços financeiros inteligente e o impacto no seu negócio. Em sua explanação, Dr. Neumar resgatou o início do uso da moeda, desde o escambo, demonstrando sua evolução, modificação e avanço tecnológico, com o surgimento e valorização das moedas digitais. Ele demonstrou ainda como a tecnologia Blockchain se tornou uma forma segura e transparente para prover ativos digitais e contratos inteligentes. Falou ainda sobre os avanços da implantação, pelo Banco Central do Brasil, da plataforma DREX, que será o Real Digital e como tudo isso pode influenciar a forma de fazer negócios.

Na sequência foi realizada a palestra com Ricardo Amorim. Economista formado pela USP e pós-graduado em Finanças Internacionais pela ESSEC de Paris, construiu uma carreira sólida nos mercados financeiros do Brasil, França e Estados Unidos.

Em mais de uma hora de explanação, Ricardo Amorim apresentou os números atuais da economia brasileira e resgatou o histórico do comportamento dos índices econômicos de pelo menos dos últimos cem anos, analisou cenários internacionais e suas influências no movimento da economia do Brasil e os desafios e oportunidades surgidos em cada uma dessas fases.

Analisou ainda os impactos do tarifaço americano sobre os produtos brasileiros, os conflitos armados ao redor do mundo e a insegurança jurídica e política vivida no Brasil. Pela sua análise, apesar de todas as dificuldades enfrentadas pela economia brasileira, para os investidores internacionais, o nosso país ainda é atrativo, o que explica, em partes, o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) e a queda do desemprego no país, apesar do endividamento público recente.

Segundo as projeções apresentadas por Ricardo Amorim, o cenário atual pode pressupor uma diminuição da taxa Selic (indexadora dos juros do Brasil) a partir do início de 2026, o que poderia baratear a oferta de crédito e começar a dar um novo impulso interno em nossa economia, favorecendo investimentos dos empreendedores brasileiros.

Sobre a reforma tributária que será iniciada no próximo ano, Ricardo Amorim acredita que ela beneficiará sobremaneira a indústria e penalizará o setor de serviços. “Isso pode ter um impacto negativo nos maiores geradores de empregos nos últimos anos que foram serviços e comércio. A indústria brasileira que há anos vem andando de forma lateral, pode ter um crescimento e passar a ser o maior empregador no país, mas é um movimento lento que deve levar, pelo menos, dez anos”, analisou Amorim.

Foi destacado ainda o papel da inteligência artificial nos negócios, demonstrando pesquisas que apontam que os processos produtivos e de criação sofrem impacto diretos quando utilizada a IA, tanto de produtividade, assertividade e novas possibilidade de análises de cenários e dados capazes de auxiliar, inclusive, nas tomadas de decisões e estratégias dos empreendimentos.

Ao final da explanação, foram respondidas perguntas do público apresentadas pelo Presidente da ACISSP, Dr. Matheus Colombaroli. Dentre os questionamentos, a dificuldade de contratação por parte dos empresários locais, fato analisado por Ricardo Amorim como crítico e que, na sua visão tende a se agravar. “Isso deve-se em partes aos benefícios públicos concedidos que incentivam a pessoa ao ócio. Entenda: sou totalmente a favor de benefícios governamentais de emergência, como o Bolsa Família, mas deveriam haver critérios melhores definidos para que eles fossem uma transição de um momento de dificuldade para a estabilidade financeira, e não uma fonte de receita permanente para a população. É preciso uma revisão”, completou Amorim.

“Foi uma noite muito especial que superou nossas expectativas. Ver o salão do Ouro Verde (Tênis Clube) lotado com palestras de alto nível e informações que poderão nortear os empresários que estiveram aqui conosco. E aproveito para reafirmar o compromisso de que a ACISSP/CDL continuará na sua busca de propagar conhecimento e informação aos nossos associados”, concluiu Matheus Colombaroli.

A comemoração dos 67 anos da ACISSP com a realização das palestras do Professor Neumar Malheiros e do economista Ricardo Amorim contou com o patrocínio master do Sicoob Nossocredito e com os apoios do Café Berro D’água, Centro Médico Rosa, Laticínios Aviação, Sebrae, Tonin Spermercados e Superatacados, Tozzi Alimentos e Unimed. (Assessoria de Imprensa ACISSP/CDL)

 
Quer levar minha palestra ao seu evento? Clique aqui e peça uma cotação para a minha equipe.

Quer receber meus artigos por e-mail? Cadastre-se aqui.

LinkedIn
Facebook
Twitter

Relacionados

Midia Kit

Solicite aqui o Media kit Ricam!

Para Baixar nosso conteúdo, você precisa aceitar os termos da nossa Politica de Privacidade.

Obrigado pela solicitação, em breve entraremos em contato com o arquivo