Ricardo Amorim destaca Goiás em quadro “O Brasil que você não conhece” - Ricam Consultoria
Goias

Ricardo Amorim destaca Goiás em quadro “O Brasil que você não conhece”

02/2026

Por Redação Tribuna do Planalto 

Amorim ressaltou o papel estratégico do território goiano na economia nacional, classificando o estado como o “coração logístico do Brasil”

O economista Ricardo Amorim apresentou Goiás como o estado em destaque da edição desta segunda-feira (10) do quadro “O Brasil que você não conhece”. No vídeo, publicado nas redes sociais, Amorim ressaltou o papel estratégico do território goiano na economia nacional, classificando o estado como o “coração logístico do Brasil”, graças à sua localização central e à integração entre agronegócio e indústria.

Segundo o economista, Goiás está entre os estados que mais cresceram economicamente nas últimas décadas e já possui um Produto Interno Bruto (PIB) equivalente ao da Islândia e superior ao do Paraguai, mesmo sem acesso ao litoral. Amorim também destacou a força da agroindústria, o polo farmacêutico e a presença relevante dos setores automotivo, químico, alimentício e de biocombustíveis.

A capital, Goiânia, também foi citada como um dos centros urbanos que mais crescem no país, com economia dinâmica nos segmentos de serviços, saúde, educação e logística, além de mercado imobiliário aquecido.

O governador Ronaldo Caiado comentou a publicação: “Além disso tudo, ainda somos o estado mais seguro do Brasil! Podem vir conferir.”

“Goiás, o coração logístico e agroindustrial do Brasil. Você conhece a economia de Goiás? Goiás é um dos estados que mais cresceram economicamente no Brasil nas últimas décadas. E isso, obviamente, não aconteceu por acaso. Situada no centro geográfico do país, Goiás conecta norte, sul, sudeste e nordeste. Na prática, virou o coração logístico da economia brasileira. Com cerca de 7 milhões de habitantes, o estado tem uma população parecida com a da Dinamarca, ou a da Bulgária. Mas o que realmente impressiona em Goiás é o tamanho da sua economia. O PIB de Goiás é igual o da Islândia e maior do que o do Paraguai. E tudo isso sem ter litoral. O grande motor desse crescimento é o agronegócio, mas não só no campo. Goiás é um dos maiores produtores do Brasil de soja, milho, sorbo, cana-de-açúcar e carnes, com forte integração entre produção agrícola e indústria. A agroindústria goiana opera em escala global, comparável a de grandes regiões produtoras dos Estados Unidos e de outros polos muito importantes aqui na América do Sul. E a economia de Goiás vai muito além do agro. O estado abriga um dos maiores polos farmacêuticos do Brasil e tem presença forte nos setores automotivo, químico, alimentício e de biocombustíveis. Todas áreas estratégicas para o crescimento sustentável brasileiro. Goiânia, sua capital, é um dos centros urbanos que mais crescem no Brasil. Tem uma economia dinâmica de serviços, saúde, educação e logística, com custo competitivo em relação às grandes capitais do Sudeste. O seu mercado imobiliário mostra isso claramente. Ele teve uma expansão impressionante nos últimos anos. Com infraestrutura logística em expansão, ambiente regulatório, competitivo e integração produtiva, Goiás se consolidou como um dos grandes motores silenciosos da economia brasileira. Talvez não seja o estado que mais aparece no noticiário, mas é um dos que fazem a economia brasileira funcionar. ”

Assista a série completa “O Brasil que você não conhece…estado por estado”

 
Quer levar minha palestra ao seu evento? Clique aqui e peça uma cotação para a minha equipe.

Quer receber meus artigos por e-mail? Cadastre-se aqui.

LinkedIn
Facebook
Twitter

Relacionados

Midia Kit

Solicite aqui o Media kit Ricam!

Para Baixar nosso conteúdo, você precisa aceitar os termos da nossa Politica de Privacidade.