02/2014
Economista analisa as principais mudanças no Brasil nos últimos anos
Na visão de Ricardo Amorim, economista da Ricam Consultoria, 2013 ficará marcado por uma série de aspectos que influenciarão a economia próximos anos: “Em primeiro lugar houve a confirmação do esgotamento do modelo de crescimento brasileiro, que influenciou diretamente em toda a economia nacional. Isto refletiu na oferta do dinheiro, que diminui com o aumento dos juros.”. Segundo ele, houve outras mudanças no aspecto demográfico, é preciso lembrar que o Brasil tem apresentado queda na taxa de natalidade, assim como a queda na taxa de desemprego. Infelizmente a nossa infraestrutura está no limite, o que influencia no crescimento, que se torna pequeno e lento.
A solução apresentada pelo economista é a mesma que grande parte do povo espera, ou seja, investimentos na infraestrutura e qualificação dos nossos trabalhadores, já que o Brasil tem atraído mão de obra especializada estrangeira: “É preciso treinar e equipar nossos trabalhadores. Sem isso, é impossível dar ênfase à produtividade, fazendo com que o crescimento continue baixo em todos os segmentos.”, analisa Amorim.
Do ponto de vista da economia como um todo, o crescimento não pode ficar restrito a apenas alguns segmentos, como tem acontecido com o varejo, serviços e agronegócios, que apresentam resultados bastantes superiores ao PIB nacional.
Confira a matéria clicando aqui