O segundo dia de evento contou com uma premiação inédita, informações e dados sobre o PERSE, e uma previsão positiva para o futuro
12/2023
Portal Eventos
Prêmio de Responsabilidade Empresarial de Setor de Eventos (PRESE 2023)
A ABRAPE, em parceria com a Ambev, promoveu uma premiação inédita ao setor. O objetivo da premiação é fomentar o desenvolvimento de mais práticas de sustentabilidade ambiental, social e de governança (ESG) no segmento.
Futuro promissor para o setor de eventos
O economista Ricardo Amorim, em oferecimento da GL Events, assumiu, brilhantemente, o encerramento do segundo dia de congresso, fazendo uma comparação da indústria de eventos com a economia brasileira. Amorim preparou um documento repleto de dados coletados a partir de suas pesquisas, e incentivou a plateia do evento a aproveitarem as oportunidades que surgirem no setor, principalmente levando em consideração a transformação digital, e a opinião das novas gerações.
Ricardo iniciou sua palestra falando sobre o encantamento de clientes, e como uma experiência transformadora faz toda a diferença na vida de profissionais, não somente do trade, mas de todas as áreas. Segundo Ricardo, viver uma vida que valha a pena e que tenha sentido, é resposta. “O setor de eventos saiu machucado da pandemia, porém muito valioso e mais valorizado do que nunca”, garantiu. O economista afirma, ainda, que o mercado tem potencial para crescer até mais do que a economia brasileira, e para se provar, o especialista aponta a necessidade de olhar para as oportunidades, apesar dos problemas.
“Você pega 2020, caos! 2021, complicado. Cresce em 2022, de novo em 2023, e 2024 vai ser idem. Eu estou convencido que a economia brasileira irá melhor do que as pessoas estão achando, mas mais do que isso, eu estou convencido que o setor de eventos vai crescer mais do que a economia brasileira”.
Aproveitar as oportunidades envolve investir em setores que estão em alta, ou ainda, em setores que não são acostumados a reter atenção. O crescimento do imobiliário, automobilístico e industrial, que estão sendo diretamente impactados pela baixa da inflação e queda nas taxas de juros, são exemplos palpáveis das informações apresentadas por Ricardo.
“Quem tem que falar bem do que você faz é o cliente e não o departamento de marketing. Se criar algo legal, as pessoas vão postar nas redes sociais e e sair falando para todo mundo. Quem foi ao Rock’ in Rio e não postou, não foi ao evento”, disse “As grandes oportunidades existem quando ninguém mais está olhando para elas”, completou.
Em um panorama geral, a palavra chave apresentada por Ricardo Amorim foi surpreender. O economia brasileira está surpreendendo, sendo uma das economias que mais cresceu em 2023, sendo um dos países com mais baixas na inflação no ano, e apresentando um futuro promissor pelos próximos anos. De acordo com Ricardo, não é possível saber quanto tempo esse cenário perdurará, mas, até então, o papel dos promotores de eventos é entregar tudo o que seu participante não estava esperando receber, e assim, conquista-lo e encanta-lo, para que a roda do futuro promissor do setor continue girando.
O presidente da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (ABRAPE), Doreni Caramori Júnior, falou, exclusivamente, sobre os dois dias de eventos e seu impacto social.
Doreni Caramori Júnior, presidente da ABRAPE
“O congresso é o grande encontro do nosso setor. É o momento em que as pessoas do trade se encontram, demonstram força, fazem negócios, discutem seus temas e celebram o ano da nossa indústria. É um evento bem grande, e a cada ano que passa, a gente cresce ainda mais. De fato, o nosso objetivo é pelo menos, uma vez ao ano, aglutinar o setor”, contou. “Nós estamos muito satisfeitos, já no primeiro dia houveram inúmeros negócios fechados, palestras de altíssimo nível, e esse ano nós tivemos o prêmio, então ficamos muito animados, não só com os cases mas com o poder de inspirar e demonstrar as possibilidades, como não só é necessário mas também possível realizar práticas ESG”, completa.
Quer receber meus artigos por e-mail? Cadastre-se aqui.