Matéria sobre palestra de Ricardo Amorim em seminário sobre intralogística.

Portal M Lilás
06/2012

 
1º Seminário CeMAT de Intralogística reuniu empresários em Porto Alegre na última semana
 
O objetivo do evento foi apresentar o cenário do setor no País e a CeMAT SOUTH AMERICA como plataforma de novas tecnologias que impactam na produtividade das empresas em termos de redução de custos e aumento de eficiência.
 
A Hannover Fairs Sulamérica, representante da alemã Deutsche Messe AG – maior promotora de feiras do mundo – e responsável pela organização e promoção da CeMAT no Brasil, realizou na última quarta-feira, 6 de junho, no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre (RS), a primeira etapa do Seminário CeMAT de Intralogística, programado para acontecer também em Recife (PE), no próximo semestre.
 
O evento foi promovido em parceria com o Comitê das Empilhadeiras da CeMAT 2013, composto pelas empresas Dabo Clark, Hyster, Jungheinrich, Linde, Paletrans, Still, Toyota e Yale. O Seminário contou com a presença dos palestrantes Ricardo Amorim, economista; Edson Carillo, CEO da Connexxion do Brasil; e Augusto Zuccolotto, CEO da Paletrans além de uma área de exposição com equipamentos e materiais.
 
Constantino Baumle, diretor da Hannover Fairs Sulamérica deu início ao evento destacando o papel da CeMAT SOUTH AMERICA como polo aglutinador do desenvolvimento da intralogística no País; fator que tem impacto direto nos custos da indústria. “Através da integração de promotores, empresas e entidades que atuam em prol deste setor, estamos mostrando neste primeiro Seminário o que a CeMAT pode oferecer para as empresas em termos de soluções que agreguem mais eficiência em seus processos internos”, disse.
 
Segundo ele, a última edição da CeMAT SOUTH AMERICA, realizada em 2011, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo (SP), confirmou as expectativas da Deutsche Messe AG em relação ao amadurecimento e crescimento do mercado brasileiro, apresentando ótimos resultados e se posicionando como o evento chave de intralogística da America do Sul.
 
Ele conta que há um déficit muito grande em investimentos em intralogística na maioria das empresas. “Para dar conta dos desafios que estão surgindo para a indústria brasileira com o aumento da classe média e desenvolvimento econômico do País, é necessário correr atrás urgente de equipamentos para aumentar a logística interna. De nada adianta as empresas aumentarem investimentos somente na produção se há gargalos internos que comprometem o manuseio, a embalagem e a estocagem dos produtos”, afirmou.
 
A economia mundial e o setor de intralogística
 
O economista Ricardo Amorim deu início às palestras abordando o macrocenário econômico. Segundo ele, o Brasil está ‘condenado’ a crescer. “Apesar de inúmeras dificuldades que enfrentamos em nosso País – sistema de educação e de saúde pública deficientes, alta carga tributária, corrupção, entre outras tantas –as mudanças no cenário econômico mundial favorecem o crescimento do Brasil”, afirmou.
 
Segundo ele, nos últimos oito anos a média de crescimento brasileiro dobrou e a tendência, mesmo que não sejamos otimistas, é ainda de crescimento. Um dos termômetros de que o Brasil continuará nesta maré, de acordo com Amorim, é que o País passou a atrair talentos: “nos últimos quatro anos, 400 mil brasileiros residentes no exterior voltaram ao Brasil, que tornou-se um mercado atraente de trabalho. Profissionais capacitados ganham hoje altos salários e isso ajuda a economia”. Além disso, o economista destacou que diferente dos países ricos, os índices demográficos brasileiros são bastante favoráveis: “temos uma alta parcela da população em idade produtiva”, disse.
 
A palestra seguinte, ministrada pelo CEO da Connexxion do Brasil, Edson Carillo, abordou a importância da intralogística na produtividade e seu impacto no custo operacional. Inicialmente ele abordou a logística, seus objetivos e os custos que incidem na cadeia do abastecimento. De acordo com ele, a logística não agrega valor ao produto. “Ela agrega valor percebido em função da disponibilidade do produto no ponto de venda, entregue na qualidade e quantidade corretas, no momento e local exatos”, disse. “A logística é um diferencial competitivo”, complementou o executivo.
 
Sobre a intralogística, Carillo apontou os pontos negativos e positivos e a sua função no contexto logístico. “A intralogística garante a continuidade do abastecimento (interno e externo); o estoque de segurança, principalmente para itens importados e absorve efeitos da sazonalidade”, comentou dizendo ainda que é a base para uma distribuição eficaz.
 
Augusto Zuccolotto, CEO da Paletrans e vice-presidente da CSMAM – Câmara Setorial de Equipamentos para Movimentação e Armazenagem de Materiais da ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), falou sobre os números da primeira edição da CeMAT SOUTH AMERICA apresentando ainda dados estatísticos de um dos setores que ela abrange; o de Empilhadeiras e Acessórios. “Nos últimos 10 anos o mercado brasileiro de empilhadeiras vem apresentando crescimento, com índices mais relevantes a partir de 2010”, comenta. De acordo com ele, trata-se de um mercado ainda pequeno no País se comparado aos Estados Unidos, que é cerca de oito vezes maior. “A CeMAT é a plataforma facilitadora para o crescimento do setor”, ratificou contando que o evento acontece em seis países (Alemanha, Índia, China, Brasil, Rússia e Turquia) e que em sua primeira edição no País, já foi considerada a segunda maior do mundo, atrás apenas da edição alemã.

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