Newsletter CNseg
09/2012
BRICS: salvação da economia mundial
No último painel do evento – “Evolução Econômica e Revolução no Consumo” – Ricardo Amorim, um dos apresentadores do ‘Manhattan Connection’ (GloboNews), apontou os fatores que provocaram a crise mundial e as condições que potencializaram as economias de países emergentes. O ponto de partida foi a explosão de consumo na China, quando 400 milhões de chineses deixaram o campo para morar na cidade.
Esse “tsunami econômico” atingiu outros países, como o Brasil e a Índia. “O Brasil ainda não resolveu seus problemas crônicos, mas mesmo assim cresceu. Imagine o quanto cresceria se fizesse a sua parte”, disse.
Para ele, o crescimento dos países emergentes virou a economia mundial de cabeça para baixo. E os eventos esportivos mundiais – Copa e Olimpíadas – deverão aumentar ‘colossalmente’ os investimentos em infraestrutura, gerando oportunidades para investidores, como a China, que passará a enxergar mais vantagens no Brasil do que nos EUA. “Vai chover dinheiro chinês e o Brasil será empurrado para o crescimento”, prevê.