Palestra de Ricardo Amorim sobre cenário econômico abrirá Fórum da Indústria da Construção.

A Tribuna

04/2013

Por Marcelo Santos

 
 
Ficon: evento vai mostrar rumos do mercado imobiliário
 
Em um momento de incerteza sobre o vigor da economia brasileira e, localmente, muitas oportunidades com as expansões do Porto e da exploração do pré-sal, o seminário do 3o Ficon – Fórum da Indústria da Construção de Santos e Região, começa no dia 6 próximo com foco nas tendências do setor imobiliário.
 
O apresentador do Manhattan Connection, da Globonews, Ricardo Amorim, abrirá o evento às 19 horas no Mendes Convention Center, em Santos. Colunista da revista IstoÉ e economista com larga experiência no mercado financeiro, Amorim apresentará o tema Cenário Econômico Brasileiro: Perspectivas e Desafios para o Presente e o Futuro.
 
“Nos últimos anos houve um crescimento muito significativo do fluxo de comércio internacional brasileiro, o que motivou o crescimento da movimentação de cargas em nossos portos e no Porto de Santos”, afirma o economista.
 
“É provável que este movimento se sustente ao longo desta década, mesmo que seja entremeado por períodos curtos de baixo crescimento ou de contração”, diz Amorim.
 
O Ficon é uma iniciativa do Sistema A Tribuna de Comunicação, com realização da Una Eventos. Como parte da programação do Fórum, uma comitiva de empresários da construção e autoridades visitou Chicago, nos Estados Unidos, entre os dias 14 e 18 últimos.
 
Na metrópole americana, o grupo conheceu de perto o planejamento urbano da cidade que, desde o grande incêndio que a destruiu nos anos 1870, tem adotado tendências arquitetônicas arrojadas na construção e soluções urbanas para problemas típicos das grandes cidades, como trânsito congestionado e falta de estacionamentos.
 
Por exemplo, o centro de Chicago utiliza amplamente o subterrâneo com avenidas, onde há bolsões de estacionamentos (muitos deles estão embaixo dos parques mais movimentados), separação de lixo e acesso para abastecimento dos hotéis e as gigantescas torres de escritórios. É bom lembrar que a cidade tem um solo que lembra o de Santos: é ruim e exige atenção dos engenheiros.
 
“Chicago é uma cidade que conseguiu integrar o novo e o velho com uma grande arquitetura”, afirma o diretor-presidente de A Tribuna, Marcos Clemente Santini, lembrando que Santos tem enfrentado dificuldades nesta mesma confrontação.
 
Para o diretor-presidente da TV Tribuna, Roberto Clemente Santini, as soluções subterrâneas de Chicago, entre outras iniciativas, servem de exemplo para Santos. “Conhecer Chicago foi um experiência positiva para que possamos adaptá-la a nossa realidade”.
 
 
Toda essa experiência em Chicago será apresentada na abertura do segundo dia do seminário às 9h30. Em seguida, o evento debaterá os temas Indústria Imobiliária – Panorama Atual e Perspectivas para os Próximos Anos, Marketing Estratégico: Como realizar um Marketing Revolucionário e de Alto Impacto na Indústria da Construção, Cidades Sustentáveis – Cidades Inteligentes, Cidades Inteligentes – Soluções Modernas e O Que Esperar de Cada Cidade em Relação ao Boom Imobiliário Metropolitano Que Vivemos (esta última com a participação dos prefeitos).
 
 
A expectativa da Una Eventos é contar com a participação de pelo menos 300 empresários, profissionais do setor e autoridades públicas no seminário.
 
 
O fórum está aberto à população. O valor da inscrição é de R$ 300,00 – até o dia 30 o preço com desconto é de R$ 250,00. Estudantes pagarão 50% do custo desde que apresentem documento nos dias do seminário. Faça sua inscrição no endereço www.unaeventos.com.br/ficon/2013/. O Mendes Convention Center fica na Avenida Francisco Glicério, 206.
 
 
Confira as atrações:
 
 
Experiências de Chicago
A palestra mostrará as soluções urbanas de Chicago, nos Estados Unidos, que foi visitada pela comitiva de empresários e autoridades do Ficon. A metrópole utiliza o subterrâneo, com avenidas, estacionamentos, separação de lixo e desembarque de insumos dos edifícios.
&nbnsp;
 
Pesquisa de Mercado
Pesquisa mostrará levantamento sobre o mercado imobiliário da Baixada Santista, com números dos produtos mais comercializados (apartamentos e salas comerciais). Ana Maria Castelo, do Sinduscon, Celso Petrucci, do Secovi, e Alcindo Gonçalves, do IPAT, avaliam o panorama da indústria imobiliária.
 
 
Marketing na Construção
O escritor Tom Coelho mostrará como utilizar um marketing estratégico e de alto impacto no setor da construção, situando-o em todas as fases do lançamento imobiliário (pré, durante e pós), na gestão do negócio, na tomada de decisões e até como inseri-lo entre trabalhadores da empresa.
 
 
Cidades Sustentáveis
Duas palestras mostrarão soluções brasileiras para o desenvolvimento de cidades simultaneamente sustentáveis e modernas. A primeira com o arquiteto e urbanista Carlos Leite e a segunda com o ex-prefeito de Maringá (PR), Sílvio Magalhães Barros. Maringá se tornou famosa por crescer sem apresentar problemas típicos das cidades médias, como favelização e falta de saneamento básico e áreas verdes.
 
 
Boom Imobiliário
Os prefeitos das nove cidades da região encerram o seminário do Ficon debatendo o impacto do boom imobiliário.
 
 

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

Relacionados