09/2015
Por: Priscila Natividade
Apesar do cenário econômico difícil, os empreendedores precisam enxergar oportunidades na crise. É o que recomenda o economista Ricardo Amorim, que fez a palestra de abertura da Semana de Capacitação Empresarial do Sebrae, que aconteceu ontem no Fiesta Convention Center. Ainda que a situação não esteja fácil, o empreendedor não deve se intimidar diante do cenário, mas buscar alternativas, como ressaltou Amorim. “Estamos sentindo agora a doença e o tratamento para colocar ordem na casa. Não entregue os pontos. As dificuldades estimulam a criatividade e são esses negócios que sairão na frente”.
Oferecendo debates, cursos, palestras e clínicas tecnológicas para que empreendedores encontrem a melhor saída para a crise, a Semana de Capacitação atraiu o interesse da proprietária da Escola ID Idiomas, Carina Dourado. A inadimplência da empresa cresceu 30% de um semestre para o outro. “O endividamento de nossos alunos tem impactado na receita da escola. Vim buscar uma orientação do Sebrae para continuar ofertando um serviço com qualidade sem perder alunos”, contou.
Para o palestrante, mesmo diante das dificuldades, a crise tem que ser usada a favor do empreendedor. “Quando há crise, as pessoas são forçadas a ofertar produtos e serviços melhores. Quem está conseguindo se colocar vai se sair muito bem”, disse.
Foi o que fez o sócio da Ideia SMS, Evaristo Faria. A empresa presta treinamentos na área de Segurança do Trabalho e viu na crise a possibilidade de diversificar sua atuação quando o setor industrial cortou investimentos. “A indústria é o nosso principal cliente e tem sofrido muito, então mudamos o foco e estamos partindo para ofertar treinamento para os profissionais que atuam na área e não apenas nesse setor”. A Semana de Capacitação segue até sábado (26) e integra o Movimento Nacional Compre do Pequeno Negócio.