Palestra de Ricardo Amorim encerra primeiro dia de congresso

04/2014

Hôtelier News

Por Juliana Bellegard

 

Conotel: Ricardo Amorim encerra primeiro dia de congresso

 
“Meu principal recado é: estejam preparados para uma mudança de modelo econômico no Brasil “, afirmou o economista Ricardo Amorim aos presentes na última palestra de hoje (9) do Conotel (Congresso Nacional de Hotéis), que acontece até sexta-feira (11) em São Paulo. Fazendo uma análise sobre o cenário econômico atual do País, o palestrante definiu como “sorte” o crescimento brasileiro no início dos anos 2000 e apontou os entraves para o nosso desenvolvimento.
 
O cenário mundial em que o Brasil despontou como economia como grande potencial de crescimento incluía muitos fatores externos ao próprio País, fato que justifica a argumentação de Amorim sobre a questão da “sorte” e não do mérito brasileiro em seu desenvolvimento.
 
Além do fator da China -que abriu-se para o mercado mundial e, com isso, mudou seu cenário econômico, o executivo apontou que o está atraindo estrangeiros e fazendo com que brasileiros voltem a residir aqui. Esse movimento, até então positivo, conforme explica Amorim, pode tornar-se um problema. “Faz cinco meses que o número de empregos cai por aqui. O trabalhador brasileiro está caro e mal preparado”, explicou, fazendo uma comparação com os estrangeiros melhores capacitados.
 
“Não conheço nenhum país que se desenvolveu sem desenvolver as pessoas”, completou, referindo-se à precária educação brasileira. “Isso vale para os trabalhadores, e vale para os produtos também. Há muitos produtos de alta qualidade chegando ao mercado. “Como competir: segurar os custos e inovar. O fundamental é entender qual o fator de decisão de seu cliente”, deu a dica aos hoteleiros.
 
Oportunidades e desafios Amorim ainda fala sobre janelas de oportunidades dentro do próprio País, reforçando que é preciso que os hoteleiros -e o empresariado brasileiro em geral -“faça a sua lição de casa” e deixe de depender somente da sorte para crescer. Um desses espaços para bons negócios está nas cidades do interior.
 
O mercado já foi notado por parte da hotelaria, com grandes redes investindo em cidades secundárias em diferentes regiões do Brasil , especialmente no Estado de São Paulo. “Há dez anos os municípios do interior crescem mais do que as capitais, e geram duas vezes mais empregos”, revelou. Um dos grandes propulsores deste desenvolvimento é o agronegócio , que atualmente tem um superávit anual de US$ 83 milhões.
 
O mesmo acontece com as regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste -elas vêm crescendo mais do que os tradicionais grandes mercados sulistas. Os motores são, respectivamente, a mineração, o agronegócio e os novos consumidores. “Atenção nos mercados novos -isso tem que estar na estratégia de vocês. As oportunidades surgindo além dos grandes mercados”, finalizou.
 
O Conotel segue acontecendo amanhã (10) no Transamérica Expo, em São Paulo.
 
 

LinkedIn
Facebook
Twitter

Relacionados