Aparentemente, há hoje 2 grupos antagônicos com relação aos desafios do coronavírus.
Para o 1°, o combate ao vírus deve estar acima de qualquer custo econômico.
Para o 2°, o custo econômico de nos isolarmos é a maior preocupação.
Parece-me que ambos ignoram questões fundamentais.
O 1° desconsidera que nos salvar do vírus às custas de uma crise econômica e social sem limites empobreceria a todos e custaria ainda mais vidas por falta de recursos para combater outras doenças, criminalidade e suicídios.
O 2° ignora que se não nos isolarmos agora para limitarmos a transmissão da doença e evitarmos o colapso do sistema de saúde, o n° de mortos crescerá exponencialmente e acabaremos tendo de isolar-nos ainda mais e por mais tempo depois, com custos humanos E econômicos ainda maiores.
Para reduzirmos as mortes E os impactos econômicos temos de ficar em casa agora. Com a capacidade de resposta do sistema de saúde preservada, retomaremos a atividade econômica mais rapidamente.
Além disso, para estabilizar a curva de transmissão da doença e reduzir sua letalidade, temos de aumentar a disponibilidade de tratamento – expandindo a oferta de leitos, equipamentos, medicamentos e profissionais – testando e monitorando o mais rapidamente possível qualquer suspeita de infecção e monitorando todos que chegam ao país do exterior, ganhando tempo para o conhecimento científico sobre o combate à doença avançar.
Enquanto isso, precisamos de medidas que reduzam os impactos econômicos negativos nas empresas e trabalhadores, evitando uma quebradeira generalizada e desemprego maciço e também uma redução brutal da renda e da capacidade de consumo e sobrevivência de muitos.
Por ora, a principal forma como cada um de nós pode ajudar é limitando o contato social ao máximo. Ouça o episódio para compreender por que e compartilhe com o máximo possível de pessoas para ajudar o Brasil a vencer as crises de saúde e econômica o mais rapidamente possível. #fiqueemcasa #corona #coronavirus

 

 

MINHAS REDES SOCIAIS:

 

Instagram

Twitter

Youtube

Facebook

Linkedin 

 

E-MAIL

 

Mande suas críticas, elogios e sugestões para gustavo@ricamconsultoria.com.br 

 

CRÉDITOS:

 

– Produção: Ricam Consultoria

– Edição: Bicho de Goiaba Podcasts

 
 

Ouça nossos podcasts

nas suas principais plataformas de podcasts