Quer saber as prioridades de alguém? Esqueça o que ela diz. Siga o dinheiro. O mesmo vale para um país. E quando olhamos para onde vai o dinheiro público no Brasil, a verdade é chocante.
As prioridades REAIS do Brasil, na prática, são:
- Os mais velhos, não os mais novos: O governo gasta 9 VEZES mais com idosos do que com crianças. O motivo? Uma Previdência generosa e deficitária que drena recursos que deveriam ir para a educação básica. Resultado: jovens mal preparados, baixa produtividade e um ciclo vicioso que penaliza a todos.
- Os mais ricos, não os mais pobres: Temos 13 programas de governo, absurdamente chamados de “sociais”, que beneficiam mais os 20% mais ricos do que os 20% mais pobres. O exemplo clássico? Universidade “gratuita” paga por toda a sociedade, mas frequentada majoritariamente por quem poderia pagar. É um Robin Hood às avessas.
- Funcionários públicos, não o resto da população: Salários em média 2x maiores que no setor privado (para a mesma função), estabilidade e uma lista de “penduricalhos” que não existem para você. Criamos um sistema de castas com regras diferentes para cada um.
- Políticos e burocratas, não médicos e professores: Dentro do próprio setor público, a elite administrativa e política cria benefícios para si mesma, enquanto funções essenciais como médicos, professores e enfermeiras ganham muito menos do que no setor privado.
Então, da próxima vez que ouvir um discurso:
• Se um político diz que valoriza as crianças, mas não quer reformar a Previdência, é hipocrisia.
• Se ele diz que defende os pobres, mas protege programas que beneficiam os ricos, é mentira.
• Se ele cria direitos para o funcionalismo que não valem para você, ele não te representa.
Esqueça o discurso. Siga os números. Eles nunca mentem.
#gastospublicos #economia #brasil #penduricalhos #politicos #ricardoamorim #7m #proprios #vp #video
–
Quer receber análises e oportunidades antes de todo mundo? Clique e entre na minha newsletter gratuita. https://bit.ly/ricam-listaemails
MINHAS REDES SOCIAIS:
– Instagram: http://bit.ly/ricamnoinsta
– Telegram: https://t.me/ricardoamorimoficial
– Twitter: http://bit.ly/ricamnotwitter
– Youtube: http://bit.ly/youtubericam
– Facebook: http://bit.ly/ricamnoface
– Linkedin: http://bit.ly/ricamnolinkedin
Mande suas sugestões para marketing@ricamconsultoria.com.br
COTAR PALESTRA:
Clique aqui e fale com a minha equipe.
CRÉDITOS:
Podcast: Play in new window | Download
