O primeiro semestre termina com desafios significativos, após um período de três anos e meio de crescimento surpreendentemente mais forte do que as expectativas, no Brasil.
Em 2022 e 2023, Bolsa e Real subiram bastante. Nesse ano, está acontecendo exatamente o contrário: dólar em forte alta e queda na bolsa. Essa mudança de expectativas, que já forçou o Banco Central a parar o processo de queda da taxa básica de juros, coloca o crescimento econômico no futuro sob ameaça.
A responsabilidade de mudar esse jogo está nas mãos do governo. A inflação persistente e a manutenção dos juros mais altos nos EUA aumentaram a aversão a risco global.
Por aqui, a preocupação fiscal aumentou muito as consequências dessa maior aversão a risco. Como virar o jogo e voltar ao cenário econômico e financeiro recente, simples: cortes de significativos de gastos públicos restaurariam a confiança de investidores no país.
Sem isso, a inércia do governo alimentará a crise de confiança e a fuga de recursos e, nesse caso, o crescimento da economia brasileira no segundo semestre e em 2025 estará em sério risco.
Podcast: Play in new window | Download
#ricardoamorim #desafioseconomicos #cenariosfinanceiros #economiaglobal #investimentosfiscais #preparoestrategico #crisefinanceira #perspectivaseconomicas #inflacaomundial #aversaoaorisco #governoresponsavel
Gostou do episódio? Avalie e mande o seu comentário aqui na plataforma.
MINHAS REDES SOCIAIS:
– Instagram: http://bit.ly/ricamnoinsta
– Telegram: https://t.me/ricardoamorimoficial
– Twitter: http://bit.ly/ricamnotwitter
– Youtube: http://bit.ly/youtubericam
– Facebook: http://bit.ly/ricamnoface
– Linkedin: http://bit.ly/ricamnolinkedin
Mande suas sugestões para marketing@ricamconsultoria.com.br
COTAR PALESTRA:
CRÉDITOS: