09/2015
Ricardo Amorim é presidente da Ricam Consultoria, prestadora de serviços na área de negócios e economia global, em forma de palestras e consultoria. A empresa tem como missão assessorar clientes a antever tendências globais e brasileiras, por setores, e maximizar oportunidades.
Participou do evento Rakuten Marketing Experience 2015 e levou para o evento um tema bem polêmico: falou sobre o panorama econômico brasileiro.
Participou do evento Rakuten Marketing Experience 2015 e levou para o evento um tema bem polêmico: falou sobre o panorama econômico brasileiro.
Panorama Econômico do Brasil
O Brasil está em crise, temos muitos problemas, mas junto com a crise vêm oportunidades em diversos mercados, como:
- Interior dos Estados brasileiros
- Agronegócio
- Falamos de bolha imobiliária mas somos um mercado ainda ativo, principalmente quando comparamos com outros países. Não é excesso de oferta, é falta de demanda. Não é bolha, é diferente.
Em 15 anos, o consumo só aumenta. Por isso, podemos dizer que “estamos vivendo a maior era de consumo de todos os tempos” e isso traz oportunidade, sim, é só apostar no correto!
Precisamos inovar no pensar
“Não é pensar fora da caixa, é jogar a caixa fora e começar a pensar efetivamente”
Já pararam para pensar com o que só dá para fazer quando estamos em crise? Exemplos de empresas que prosperam na crise é o Airbnb e o Uber, que surgiram como negócio por conta da crise. A gente pensa pequeno no dia a dia e só reclamamos “estava tão bom antes da crise”. Mas não, precisamos aprender como se consegue transforma crise em oportunidade. Quando a coisa está fácil, a gente só faz o básico, não se dedica. Quando estamos em crise, nos mexemos de verdade. Então o pensamento é:
“Transforma o S da crise em oportunidade, em cifrão” (Ricardo)
A crise cria oportunidade únicas!
#TemJeitoSim