Bolsa vai cair até os 55 000 pontos antes de se recuperar, diz Ricardo Amorim.

19/02/2010

Para o economista Ricardo Amorim, dono da consultoria Ricam e ex-diretor do banco WestLB em Nova York, o comportamento da bolsa daqui para a frente será assim:
– Euforia nos próximos dias, como reflexo das medidas de apoio da União Européia à Grécia. É possível, segundo Amorim, que o Ibovespa ultrapasse, nesse período, o recorde dos 73 516, atingido em maio de 2008.
– Depressão no curto prazo: “os investidores se darão conta de que os problemas na Europa são mais graves e de resolução mais difícil”. Nessa fase, que deve ocorrer nos próximos meses, o Ibovespa pode cair para cerca de 55 000 pontos, na opinião de Amorim.
– Início de um período longo de valorização da bolsa. “Estamos no início de um processo de crescimento econômico, que terá reflexos importantes no mercado de ações. Haverá excelentes histórias nos setores de commodities e consumo interno”, diz ele.
Prever com tanta precisão o comportamento da bolsa pode parecer arriscado demais. Mas Amorim tem um ponto a favor: foi um dos únicos analistas que, no fim de 2008, previu uma forte alta para a bolsa no ano seguinte. E acertou, já que o Ibovespa fechou 2009 com valorização de mais de 80%.
Se o cenário previsto por Amorim se confirmar, o que o investidor deve fazer? “Aproveitar para comprar quando a bolsa cair”, diz ele. Para o executivo, quem acompanha o mercado dia-a-dia pode, inclusive, resgatar parte das aplicações em ações agora para voltar a investir no período de baixa. “É um movimento que pode gerar grandes ganhos, mas o investidor precisa ficar atento para não perder o momento certo de entrar e sair. Não é para qualquer um”, diz Amorim.
Saiba mais aqui.
O que aconteceu?

 

VALOR ON LINE

08/04/2010     Bovespa avança e se aproxima dos 72 mil pontos

 

20/05/2010 Ibovespa negocia abaixo dos 58 mil pontos; bolsas mundiais operam em queda.



O GLOBO

01/11/2010  Ibovespa sobe mais de 1% e se aproxima dos 72 mil pontos
 

LinkedIn
Facebook
Twitter

Relacionados