Vai pra Tóquio? Veja as dicas do economista Ricardo Amorim.

Revista Tam

 
 O O economista Ricardo Amorim, do programa Manhattan Connection, indica os melhores motivos para descobrir Tóquio, a capital que alia tradição e modernidadeO economista Ricardo Amorim, um dos apresentadores do programa Manhattan Connection (GNT) e dono da Ricam Consultoria, já conheceu mais de 70 países. Morou em Paris e em Nova York, mas foi em Tóquio que encontrou um contraste surpreendente. “Lá é muito curiosa a diferença entre o moderno e o tradicional. Foi um dos lugares que mais me impressionou, justamente por unir na mesma paisagem palácios antigos a prédios ultramodernos. O japonês valoriza a tradição e as pessoas mais velhas, mas a cidade também é um centro tecnológico, onde se encontra tudo o que há de mais novo”. A partir dessa observação, Amorim selecionou lugares e passeios que marcaram sua passagem pela capital japonesa.
1 – Monte Fuji
Seu pico nevado, o mais conhecido cartão-postal japonês, está a cerca de uma hora de Tóquio. No verão, você pode até visitar a cratera do vulcão dormente. Reze para que as nuvens não estejam cobrindo a montanha. O passeio pode ser também uma boa desculpa para andar de trem-bala.
2 – Ginza
Capital mundial da modernidade e da agitação, o bairro é também o centro das influências ocidentais e das lojas de luxo em Tóquio. O cruzamento de Yon-shome, certamente o mais movimentado do mundo, impressiona não só pela quantidade de carros e ruas, mas pela organização impecável – aliás, uma das marcas registradas de Tóquio.
3 – Mercado de Atum
Trinta por cento do atum pescado no mundo acaba virando sushi e sashimi no Japão e a maior parte passa pelo mercado de atum de Tóquio. Precisei acordar às 5 da manhã para assistir ao impressionante leilão de atuns congelados, mas valeu a pena. Peixes enormes, centenas de quilos deliciosos, vindos de todo o mundo e que podem atingir preços de metais preciosos.
4 – Teatro Kabuki
Nada melhor para entender a alma e a calma dos japoneses do que assistir a um espetáculo de Kabuki. Em cena, só homens, inclusive nos papéis femininos. Como não falo japonês, acabei perdendo todas as piadas, mas a plateia ria bastante.
5 – Palácio Imperial
Foi o maior castelo do mundo no período Edo. Hoje engolido pelo resto da cidade, dele sobrou apenas a parte central, onde moram o imperador e sua família. A beleza arquitetônica do palácio o torna um passeio obrigatório.
6 – Akihabara
Se você gosta de eletroeletrônicos, este é o seu parque de diversões. Aqui, vai encontrar todos os últimos lançamentos de que você ouviu falar e muitos de que nunca sequer ouviu. Fui a Akihabara quando morava em Nova York e, para minha surpresa, descobri que a maioria dos lançamentos de eletroeletrônicos chega ali muitos meses antes de aterrissar na Big Apple.
7 – Parque Ueno
Uma linda área verde no coração da selva de pedra que é Tóquio. Abriga o Museu Nacional de Arte Ocidental, o Museu Nacional de Ciências, a Academia Japonesa de Arte, um pagode e um zoológico, onde você pode ver pandas gigantes.
8 – SantuárioToshogu
Também localizado no Parque Ueno, este santuário de arquitetura deslumbrante é outro dos últimos edifícios remanescentes da era Edo em Tóquio.
9- Kabukicho
Atenção festeiros, aqui se encontra agito para ninguém reclamar. É o coração da noite da cidade com seus bares, cafés, restaurantes e, principalmente, com os karaokês e as casas de pachinko, uma espécie de caça-níquel com jeitão de máquina de pinball (e mais brega que cassino em Las Vegas). Enfim, um ótimo contraste para a sobriedade que você vai encontrar no resto da cidade.
10 – Cerejeiras no Parque Sumida e Templo Senso-ji
O parque, ao lado do Rio Sumida, é um ponto central para apreciar o desabrochar das flores das cerejeiras na primavera, um dos passatempos preferidos da população de Tóquio. Os happy hours sob as cerejeiras floridas são tão concorridos que, no auge da temporada, os chefes de grandes empresas japonesas enviam funcionários para passar o dia todo guardando lugares de honra para eles. Lá, não deixe de visitar o templo mais sagrado da cidade, o Senso-ji.

 

LinkedIn
Facebook
Twitter

Relacionados