03/2014
Por Deize Felisberto
Ricardo Amorim participa de Fórum na Revestir
Um dos grandes eventos de conteúdo de arquitetura e construção, o Fórum Internacional teve uma participação de renome no segundo dia de feira. Um dos dez mais influentes economistas do mundo, Ricardo Amorim, falou sobre as tendências do varejo em 2014, sob a influência da Copa, eleições, aumento da taxa de juros e inflação.
Na opinião do especialista, as expectativas para os próximos dois anos não são otimistas para a economia brasileira, mas, segundo ele, as grandes oportunidades surgem, justamente, quando todas as previsões são pessimistas. “Se eu tivesse que dar um conselho a vocês, não se deixem levar pela onda de pessimismo que está para chegar, é neste momento que as oportunidades vão aparecer”, disse Amorim, aos principais líderes do varejo que compareçam ao evento.
Na análise do economista o país precisa de um modelo de desenvolvimento, que não acontece. “Precisamos da tal das reformas, facilitar o ambiente de negócios no Brasil e é neste momento da corrida eleitoral que precisamos propor essas discussões e não estou vendo isso acontecer”, coloca. Amorim destacou, que se antes a grande preocupação, quanto à competitividade, esteve concentrada na China, agora a competição acontecerá frente ao continente europeu e americano.
“Pós-crise de 2008, esses países se reestruturam e seus produtos estão ficando mais atrativos”, esclarece.