03/12/2009
Entrevista a : Fabiana Seragusa – Folha Online
colaboração para a Livraria da Folha
Ricardo Amorim diz que “Superfreakonomics” desmistifica supostas verdades e abala o senso comum .
“Tornar economia um assunto interessante para milhões de pessoas não é tarefa fácil. Sei do que estou falando.” Esse é o trecho inicial do prefácio que o economista Ricardo Amorim escreveu para o livro “Superfreakonomics”, dos mesmos autores do best-seller “Freakonomics”, que vendeu mais de 4 milhões de cópias ao redor do mundo.
Com base em pesquisas revolucionárias de Steven Levitt (economista da Universidade de Chicago) e na experiência do premiado escritor e jornalista Stephen Dubner, este livro tem como proposta mudar nossa compreensão em relação a como o mundo funciona e às nossas tomadas de decisão.
Para saber mais sobre o conteúdo de “Superfreakonomics”, a Livraria da Folha pediu para que Ricardo Amorim revelasse quais as informações que mais chamaram sua atenção neste lançamento literário. “Minha maior surpresa foi verificar que há potenciais soluções para os desafios ecológicos que vivemos muito mais baratas e simples do que eu imaginava.”
Um dos capítulos do livro, por exemplo, tenta mostrar que o aquecimento global pode não ser considerado uma ameaça para a população, já que pesquisas indicam até mesmo a possibilidade de o fenômeno nem existir.
O economista também acha que o principal impacto de “Superfreakonomics” na vida das pessoas é desmistificar supostas verdades que muitas vezes não passam de enganos. “Muitas vezes, aceitamos o senso comum como correto, quando na realidade ele não está. O livro nos ensina a desconfiar do senso comum e buscar de maneira mais profunda as verdadeiras causas e consequências de tudo que está a nossa volta. Enfim, ele estimula nossa curiosidade.”
“Superfreakonomics”
Autor: Steven D. Levitt e Stephen J. Dubner
Páginas: 272
Quanto: R$ 53,52
Onde comprar: 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha.